O presente estudo, surge da importância em se compreender o panorama da educação no Estado de Pernambuco, através de um discurso voltado para os resultados das avaliações externas. O movimento dos últimos anos, em torno das posições geradas no Sistema nacional de Avaliação da Educação Básica, tem suscitado um discurso acerca dos resultados, os quais modificaram as práticas do ambiente escolar, que passam a acontecer atreladas ao atendimento das avaliações externas e os respectivos resultados. Esse novo contexto em busca dos índices favoráveis à rede pública de ensino de Pernambuco, estabelece parâmetros que vão desde a responsabilização dos sujeitos da escola, formação de gestores com perfis em torno da qualidade total, accountability, monitoramento, entre vários elementos que permearão o discurso em busca dessa associação dos resultados ao conceito de qualidade. A ideia é estar apresentando o discurso do governo e como este, se materializa nas práticas escolares, no que condiz à qualidade. Usamos a análise do Discurso baseada na teoria social de Norman Fairclough (2018) a qual através de uma análise crítica, percebe a contribuição do discurso para as dimensões de estrutura social de forma que este molde normas, convenções, relações, identidades e as próprias instituições subjacentes a ele, através da maneira que ele é consumido no ambiente onde é divulgado. O discurso do governo do estado de Pernambuco, inicia este processo de gestão por resultados, colocando em prática palavras-chave como eficiência, eficácia, economicidade e qualidade. Para fortalecer essas ideias, foi criado um Programa de Formação dos Gestores Escolares de Pernambuco, com o objetivo de materializar um perfil gerencialista e de caráter mercadológico, seguindo paradigmas empresariais e que se distanciavam do ideal da emancipação social enquanto parâmetro da qualidade, através da educação.