A formação continuada docente para assegurar a recomposição da aprendizagem é uma discussão necessária em todos os âmbitos da educação e da sociedade, uma vez que as vivências nas instituições educativas ecoam para além de suas paredes. Aperfeiçoar as habilidades e competências dos/as professores/as, por meio de cursos, palestras, workshops, conferências, debates e outras atividades, torna-se imprescindível quando se trata de atualizar e aprofundar os saberes e conhecimentos dos/as docentes para as novas demandas educacionais. Posto isso, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação continuada docente se constitui como elemento importante para assegurar a recomposição de aprendizagem dos/as estudantes de uma escola de educação pública básica baiana após a pandemia da covid-19. Especificamente, conhecer as estratégias adotadas para fomentar a formação continuada docente e identificar os desafios e as estratégias para mitigar os danos causados pela falta de acesso ao conhecimento no período pandêmico. Para tanto, foi adotada uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Como instrumentos de produção de dados foi utilizado o formulário do google forms disponibilizado para mais de 22 professores/as, entretanto, obtivemos 16 respostas. Os dados revelam que, por um lado, os/as professores/as se encontram em situação de descaso quanto a formação continuada para realizar a recomposição da aprendizagem após a pandemia, ou seja, não contam com ações efetivas governamentais direcionadas para esta finalidade o que tem alargado ainda mais a desigualdade de acesso ao conhecimento e a exclusão educacional; por outro lado, observamos professores/as em meio a precariedade profissional em busca de formação por conta própria, construindo consciência crítica para atender a realidade e necessidades de seus educandos/as, bem como as suas próprias condições de trabalho, suas necessidades políticas e educacionais, dentre outros. Compreendemos que a formação continuada é um elemento essencial para assegurar o direito é a educação.