O objetivo deste texto é socializar diferentes formas de vivenciar o sensível quando da caminhada do tornar-se professora em na minha história de vida no aprender-ensinar-aprender. Apresento como abordagem teórico-metodológica a narrativas de formação, tendo como eco a abordagem jossoiana. A construção do me tornar professora foi se constituindo em minha história de vida à medida que percebi as inter-relações existentes entre aprender-ensinar-aprender, tendo-se por base os pressupostos freirianos que “ao ensinar se aprende”, bem como dos pressupostos bolívariano concernentes aos aspectos relevantes das experiências, como sentimentos, propósitos e desejos que devem ser resgatados e que infelizmente a pesquisa formal deixa de fora. Essa perspectiva me levou a pensar em elos formativos do sensível, sendo esses: amorosidade, diálogo e desenvolvimento de competências. Conclui-se que a busca do sensível de história de vida, desde criança até chegar à fase adulta; vivências na educação básica e educação superior, com alguns flashes de formação possibilitaram (re)conhecimentos na representação que tenho de mim perspectivada no sensível, mas essencialmente como (re)construção de si.