Visa apresentar reflexões acerca do subprojeto de Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia, vinculado ao Programa Residência Pedagógica, Edital 24/2022 desenvolvido em 3 escolas públicas da cidade de Salvador/Bahia. Participam do subprojeto 15 licenciandos em Artes Visuais, 3 preceptores e uma coordenadora. Com foco no desenvolvimento de projetos de trabalho comprometidos com o ensino de Artes Visuais na perspectiva decolonial e antirracista para promoção de um currículo antimarginalização de conteúdos (SANTOMÉ, 2009), os licenciandos experienciam o trabalho de planejamento e regência em um exercício autoral de autonomia docente (FREIRE, 1996). Para tanto, seguem metodologia participativa com abordagem qualitativa em diálogo com matriz teórica que reforça a descontinuidade de práticas e pensamentos coloniais na escola (ADICHIE, 2019). Os resultados apontam que tal reposicionamento teórico nas aulas de Artes Visuais, cuja proposição é emergir culturas negadas, fortalece identidades e promove o senso de pertencimento na comunidade nas escolas públicas de Salvador em que se desenvolve a pesquisa.