SCARIOT, Eduardo Gabriel Moraes et al.. Tabuleiro humano: um jogo sobre verbos. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103515>. Acesso em: 22/12/2024 15:57
Esta proposta de trabalho pretende apresentar um relato de experiência de atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto de Língua Portuguesa do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do IFPR – Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas. Com base nos pressupostos teóricos e procedimentos metodológicos do letramento crítico, foram desenvolvidas atividades de ensino sobre o uso dos verbos junto a uma turma de 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dom Carlos, da cidade de Palmas-PR. A proposta de ensino concentrou-se na elaboração de um jogo de tabuleiro com o intuito de desenvolver o domínio linguístico dos alunos em relação ao uso dos verbos em língua portuguesa. A proposta de elaboração de um jogo como ferramenta pedagógica teve o propósito de construir práticas lúdicas e dinâmicas que pudesse despertar a atenção e o interesse dos alunos, buscando, assim, fixar o aprendizado e proporcionar diversão na aquisição do conhecimento da língua portuguesa. Assim, foi construído um tabuleiro com capacidade de até três alunos poderem jogar ao mesmo tempo, competindo entre si, com vinte e seis casas a percorrer na totalidade do jogo. Nos diversos desafios propostos por cada casa do tabuleiro, os jogadores eram instigados a refletir sobre o uso contextualizado dos modos e tempos verbais. Portanto, ao invés do estudo de regras e nomenclaturas gramaticais, priorizou-se a inserção de excertos textuais para que os alunos pudessem exercitar a prática da análise linguística a partir da uso da língua em situações concretas de comunicação verbal.