As Metodologias Ativas, no papel do método de Sala de Aula Invertida e o aplicativo Tiktok associado são ferramentas alternativas que incentivam a construção do ensino aprendizagem, auxiliando no protagonismo do estudante, promovendo habilidades como, autonomia, resolução de problemas e habilidades críticas reflexivas. Este estudo tem como objetivo principal de evidenciar a sala de aula invertida e o uso do aplicativo TikTok como ferramenta no processo de ensino aprendizagem nas aulas ministradas pelos alunos residentes de Educação Física no Programa de Residência Pedagógica da UFPE/CAV. trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência, referente ao PRP, realizado na Escola Estadual Olívia Carneiro de Carvalho, no bairro Cidade de Deus, situada em Vitória de Santo Antão - PE, entre os meses de agosto e outubro de 2023, nas aulas de Educação Física escolar. Além do pratogismo dos acadêmicos, a Sala de Aula Invertida e o TikTok, os alunos fazem parte do processo, debatem, vivenciam e conseguem transpor os conhecimentos a partir de sua ótica a seus colegas. Torna-se evidente a aceitação dos alunos para com as metodologias ativas e o uso do aplicativo, pois facilitaram a construção do conhecimento.