O presente trabalho pretende relatar uma experiência vivenciada pelas discentes a partir de suas participações no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa objetivou mediar o processo de alfabetização e letramento com o uso do lúdico, o qual proporciona momentos divertidos de aprendizado ligados a recursos interativos que aguçam a curiosidade, imaginação e despertam a criatividade. A atuação ocorreu na instituição escolar Mariema Paz, escola integrante do programa. A atividade realizada pelas participantes do programa foi desenvolvida com crianças do terceiro ano do ensino fundamental que frequentam a escola citada. Para a realização da pesquisa foi utilizado a abordagem qualitativa, buscando referências que pudessem embasar a produção da proposta a ser desenvolvida, visando assim, um desenvolvimento significativo em relação ao tema em destaque. O trabalho teve como referências bases Brito (2007), Soares (2020) e Vygotsky (2012). A atividade se deu através do uso dos fantoches para que houvesse a contação de histórias, com o auxílio do livro “eu sou o mais forte”, em que as discentes usaram os fantoches e uma barraca e ficaram sentadas atrás da barraca na carteira contando a história do lobo que se achava mais forte do que todos os personagens. Conclui-se que o papel da ludicidade na alfabetização e no letramento tem uma fundamental importância, no que diz respeito às estratégias que podem ser adotadas dentro da escola.