Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências da prática de estágio no Programa Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em Biologia da UTFPR-Campus Ponta Grossa e também mostrar sua importância na formação docente dos residentes. A metodologia usada para compor este trabalho baseia-se na observação, e no conteúdo das reuniões com a equipe do Residência Pedagógica e preceptores, além de relatos de experiência e pesquisa bibliográfica a partir de autores que abordam a formação de professores. A Convivência no espaço escolar e sua comunidade agrega saberes à aprendizagem e experiência que são fundamentais no processo de construção do professor de ciências e Biologia. O Residencia Pedagógica traz grande contribuição na formação do discente comprovando que uma maior vivência na escola e a presença constante em sala de aula juntamente com as orientações contínuas do preceptor e coordenador auxiliam no aprimoramento do discente para se tornar um bom profissional. O programa de Residência Pedagógica por permitir amplo convívio com os demais profissionais da área, permite maior aprendizado e interação entre professor e aluno, preceptor e coordenador. A citada vivência de estágio ocorreu no COLÉGIO ESTADUAL PADRE CARLOS ZELESNY, no período de fevereiro a setembro do corrente ano. O estágio no Programa Residência Pedagógica da CAPES, é uma atividade de formação realizada por um discente normalmente matriculado em curso de licenciatura a ser desenvolvida em escola pública de educação básica. Resultados: Relatar a experiência no Residência Pedagógica é de grande importância na formação dos futuros docentes de ciências e biologia.