O presente resumo expandido tem como objetivo apresentar como o Programa de Residência Pedagógica (PRP)/Subprojeto de Língua Portuguesa/CAPF/UERN contribui para o aprendizado dos alunos. A pesquisa fundamenta-se em Silva e Cruz (2018) para abordar sobre a interação entre a pesquisa acadêmica e a teoria e prática proporcionada pelo programa, bem como sobre a participação em atividades pedagógicas da escola-campo. Fundamenta-se também em Silvestre e Valente (2014) para tratar das oportunidades que os residentes possuem ao fazer parte do programa. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa do tipo interpretativa para a análise das respostas obtidas por meio de um formulário elaborado na plataforma Google forms. Como resultado, a análise apontou que o Programa Residência Pedagógica contribui para o processo de ensino-aprendizagem e desperta o interesse nos estudantes para a participação ao longo das aulas. Além disso, a interação entre professor e residentes também é vista como um fator positivo e possibilita o crescimento pessoal e profissional dos alunos e residentes. Portanto, foi observado que os alunos possuem uma visão positiva acerca das atividades desenvolvidas pelo programa.