Nos últimos anos a educação passou por diversas transformações para adaptar-se às demandas sociais e tecnológicas. Atualmente o novo ensino médio objetiva qualificar os estudantes para o mercado de trabalho porém, de acordo com a nossa experiência, isso pode não atender alguns residentes das áreas periféricas e rurais em situação socioeconômica desfavorável, em função da falta de recursos e estrutura de algumas escolas. Assim, esse relato de experiência foi elaborado por bolsistas do PIBID atuantes nos polos de uma escola pública de Quixadá - CE, localizados na sede e no distrito do município. A partir das experiências, destacamos demandas como falta de estrutura escolar, ineficiência na preparação dos professores e desafios da integralização; O que fomenta inquietações dos professores quanto à falta de qualificação adequada para aderir às novas metodologias inovadoras que, muitas vezes, são dificultadas pela falta de acesso à internet. É perceptível que o novo ensino médio enfrenta resistência tanto de aluno quanto de professores por isso é necessário que haja uniformização dos métodos de ensino em vista de tornar o processo mais eficaz.