O TERCEIRO TURNO: O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONTATO COM O ESTUDANTE TRABALHADOR E SUA CONCEPÇÃO SOBRE A HISTÓRIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104715 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2362 "inscrito_id" => 9477 "titulo" => "O TERCEIRO TURNO: O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONTATO COM O ESTUDANTE TRABALHADOR E SUA CONCEPÇÃO SOBRE A HISTÓRIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica proporciona a possibilidade de imersão, por parte do discente, no ambiente da escola pública e observar as nuances do ofício do professor. As diversas contradições que envolvem a trajetória escolar dos alunos do período noturno são percebidas pelos residentes, e este trabalho buscou coletar informações, através de questionários, sobre suas rotinas diárias anteriores à sala de aula. Para a pesquisa a metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa para interpretação das respostas discursivas referente à concepção dos educandos sobre a disciplina de história. Para a compreensão dessas respostas, tomamos os pressupostos de Hartog sobre regimes de historicidade, além de Rüsen auxiliar na interpretação sobre a concepção histórica. Os resultados encontrados mostram que nas duas turmas pesquisadas, a maior parte dos estudantes são trabalhadores, com grande parcela dedicando mais de 8 horas por dia em seus empregos. Além disso, a concepção de história e tempo para os alunos demonstra uma forte conexão do presente com o passado, mas não consta projeção de futuro a partir do conhecimento histórico. Os resultados apresentados são de alunos que têm seu tempo tomado pelo trabalho, além de sua projeção de futuro ancorada e, possivelmente, enclausurada no presente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9477_TB2362_26102023182308.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel_amorim@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104715 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2362 "inscrito_id" => 9477 "titulo" => "O TERCEIRO TURNO: O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM CONTATO COM O ESTUDANTE TRABALHADOR E SUA CONCEPÇÃO SOBRE A HISTÓRIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica proporciona a possibilidade de imersão, por parte do discente, no ambiente da escola pública e observar as nuances do ofício do professor. As diversas contradições que envolvem a trajetória escolar dos alunos do período noturno são percebidas pelos residentes, e este trabalho buscou coletar informações, através de questionários, sobre suas rotinas diárias anteriores à sala de aula. Para a pesquisa a metodologia utilizada foi quantitativa e qualitativa para interpretação das respostas discursivas referente à concepção dos educandos sobre a disciplina de história. Para a compreensão dessas respostas, tomamos os pressupostos de Hartog sobre regimes de historicidade, além de Rüsen auxiliar na interpretação sobre a concepção histórica. Os resultados encontrados mostram que nas duas turmas pesquisadas, a maior parte dos estudantes são trabalhadores, com grande parcela dedicando mais de 8 horas por dia em seus empregos. Além disso, a concepção de história e tempo para os alunos demonstra uma forte conexão do presente com o passado, mas não consta projeção de futuro a partir do conhecimento histórico. Os resultados apresentados são de alunos que têm seu tempo tomado pelo trabalho, além de sua projeção de futuro ancorada e, possivelmente, enclausurada no presente." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID9477_TB2362_26102023182308.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL DA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "daniel_amorim@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }