Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UM JOGO DE GEOMETRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103715
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1235
    "inscrito_id" => 1438
    "titulo" => "UM JOGO DE GEOMETRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma gincana, em um evento de extensão promovido em uma universidade federal do oeste do Paraná, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Realizada por residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP/CAPES), licenciandos em matemática, a atividade serviu como apoio a oficinas de matemática ministradas por outros residentes, e constituiu uma gincana proposta ao final das oficinas, como forma de avaliação formativa, para os alunos relembrarem os conceitos abordados. Consiste em um jogo de geometria, com o objetivo de os alunos se divertirem e aprenderem matemática ao mesmo tempo. Observou-se, na atividade, que os alunos participaram ativamente, principalmente pelo fato de ter sido lançado como desafio e não ter o peso de uma tarefa obrigatória, como geralmente é em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1438_TB1235_18112023002040.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAILAINE DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAILAINE"
    "autor_email" => "kailaineoliveira669@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103715
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1235
    "inscrito_id" => 1438
    "titulo" => "UM JOGO DE GEOMETRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "Este artigo relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma gincana, em um evento de extensão promovido em uma universidade federal do oeste do Paraná, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Realizada por residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP/CAPES), licenciandos em matemática, a atividade serviu como apoio a oficinas de matemática ministradas por outros residentes, e constituiu uma gincana proposta ao final das oficinas, como forma de avaliação formativa, para os alunos relembrarem os conceitos abordados. Consiste em um jogo de geometria, com o objetivo de os alunos se divertirem e aprenderem matemática ao mesmo tempo. Observou-se, na atividade, que os alunos participaram ativamente, principalmente pelo fato de ter sido lançado como desafio e não ter o peso de uma tarefa obrigatória, como geralmente é em sala de aula."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1438_TB1235_18112023002040.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAILAINE DE OLIVEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KAILAINE"
    "autor_email" => "kailaineoliveira669@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo relata uma experiência desenvolvida no âmbito de uma gincana, em um evento de extensão promovido em uma universidade federal do oeste do Paraná, com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Realizada por residentes do Programa de Residência Pedagógica (RP/CAPES), licenciandos em matemática, a atividade serviu como apoio a oficinas de matemática ministradas por outros residentes, e constituiu uma gincana proposta ao final das oficinas, como forma de avaliação formativa, para os alunos relembrarem os conceitos abordados. Consiste em um jogo de geometria, com o objetivo de os alunos se divertirem e aprenderem matemática ao mesmo tempo. Observou-se, na atividade, que os alunos participaram ativamente, principalmente pelo fato de ter sido lançado como desafio e não ter o peso de uma tarefa obrigatória, como geralmente é em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.