As práticas foram realizadas pelo residente do Programa Residência Pedagógica com uma turma de 28 alunos do 1° ano do ensino médio integrado ao ensino técnico do curso de mecânica no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará - Campus Belém. Para isso, foram realizadas duas aulas práticas laboratoriais que visem o manuseio de microscópios ópticos, e a compreensão acerca dos diferentes tipos celulares, principais características que assemelham e diferem as células animal presentes no tecido epitelial descamativo da mucosa bucal humana das células vegetais presentes na epiderme da cebola (Allium cepa), além da visualização de protozoários que foram cultivados pelo período de uma semana a partir das folhas de alface as quais foram adquiridas em uma feira num bairro local e também a observação de protozoários presentes em águas empoçadas na própria instituição. Sendo assim, o presente trabalho objetiva relatar a experiência adquirida pelo residente antes, durante e após a realização das aulas práticas dos conteúdos trabalhos em sala de aula. Durante o tempo de exercício das aulas práticas foi observado que os aluno demonstraram bastante participação e interesse nos conteúdos que são abordados em sala de aula, sempre relatando situações do seu cotidiano ou de conhecimentos que lhes foram repassados anteriormente à aula, podendo assim, fazer relação desses conhecimentos com os assuntos trabalhados. Com isso, é de suma importância que o professor tenha a prática de contextualização do conhecimento científico com o conhecimento cotidiano, estabelecendo práticas pedagógicas que visem ama melhora no processo de ensino-aprendizagem.