Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104209
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 2185
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca das práticas docentes sobre a temática Genética realizada pelas licenciandas do curso de Ciências Biológicas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A Genética é a área da ciência que é vista de forma interdisciplinar, abrangendo diversos segmentos da sociedade. No entanto, a aprendizagem em genética passa por dificuldades por estar atrelada a muitos desafios. Portanto, este relato de experiência pretende demonstrar as estratégias pedagógicas utilizadas nas intervenções no ensino de Genética. Para isso, foram realizadas duas intervenções em uma turma de 1º ano do ensino médio, com a intenção de verificar o entendimento dos alunos a respeito da temática, utilizando métodos como expositivo e dialogado, jogos e a experimentação. Os resultados deste trabalho foram elucidados através das memórias e das escritas narrativas das licenciandas. Desta forma, a intervenção com aula prática experimental possibilitou envolver os alunos em um ambiente científico, promovendo o raciocínio lógico e a reflexão sobre o conteúdo ensinado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2185_TB1800_17112023205234.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIELLE DE ARAÚJO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ROSIELLE"
    "autor_email" => "rosielle.2022016127@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104209
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1800
    "inscrito_id" => 2185
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DOS CONCEITOS BÁSICOS DE GENÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID"
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca das práticas docentes sobre a temática Genética realizada pelas licenciandas do curso de Ciências Biológicas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A Genética é a área da ciência que é vista de forma interdisciplinar, abrangendo diversos segmentos da sociedade. No entanto, a aprendizagem em genética passa por dificuldades por estar atrelada a muitos desafios. Portanto, este relato de experiência pretende demonstrar as estratégias pedagógicas utilizadas nas intervenções no ensino de Genética. Para isso, foram realizadas duas intervenções em uma turma de 1º ano do ensino médio, com a intenção de verificar o entendimento dos alunos a respeito da temática, utilizando métodos como expositivo e dialogado, jogos e a experimentação. Os resultados deste trabalho foram elucidados através das memórias e das escritas narrativas das licenciandas. Desta forma, a intervenção com aula prática experimental possibilitou envolver os alunos em um ambiente científico, promovendo o raciocínio lógico e a reflexão sobre o conteúdo ensinado."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2185_TB1800_17112023205234.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIELLE DE ARAÚJO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "ROSIELLE"
    "autor_email" => "rosielle.2022016127@aluno.iffar.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência acerca das práticas docentes sobre a temática Genética realizada pelas licenciandas do curso de Ciências Biológicas enquanto bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). A Genética é a área da ciência que é vista de forma interdisciplinar, abrangendo diversos segmentos da sociedade. No entanto, a aprendizagem em genética passa por dificuldades por estar atrelada a muitos desafios. Portanto, este relato de experiência pretende demonstrar as estratégias pedagógicas utilizadas nas intervenções no ensino de Genética. Para isso, foram realizadas duas intervenções em uma turma de 1º ano do ensino médio, com a intenção de verificar o entendimento dos alunos a respeito da temática, utilizando métodos como expositivo e dialogado, jogos e a experimentação. Os resultados deste trabalho foram elucidados através das memórias e das escritas narrativas das licenciandas. Desta forma, a intervenção com aula prática experimental possibilitou envolver os alunos em um ambiente científico, promovendo o raciocínio lógico e a reflexão sobre o conteúdo ensinado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.