O presente trabalho propõe a utilização da arte de origami em forma de oficina, como técnica introdutória para a matéria de Geometria Espacial no ensino fundamental. Em uma turma que servirá como campo de aplicação, será aplicada uma avaliação prévia, sobre os conhecimentos dos alunos, antes da realização da oficina, sendo a mesma repetida após a aplicação do projeto, com o objetivo de observar o quanto aprenderam em relação ao assunto. Com base nos levantamentos bibliográficos feitos a partir dos estudos de autores-base ao tema, sendo ele, O Uso de Origami Para o Ensino da Geometria, será feita a fundamentação teórica deste. O intuito do projeto surgiu a partir da hipótese de que as técnicas de ensino, apresentadas por alguns professores de matemática de forma teórica, sem o contato físico, ocasionam dificuldades para a compreensão do aluno em relação a visão das formas geométricas simples. Já o objetivo central é mostrar os diversos ambientes, objetos e meios que tem a geometria presente no dia a dia, mostrando ainda a importância do professor de matemática utilizar de estratégias que tendem a cativar/trazer, o aluno para dentro do conteúdo trabalhado. O estudo e aplicação do projeto ocorreram entre o período de agosto a outubro de 2023, a princípio, tendo como público-alvo os alunos do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. A metodologia aplicada foi a qualitativa, tendo a colocação de autores como principal meio de coleta de dados.