São inúmeras as adversidades que permeiam o processo de formação docente; pensando nisso, esta estudo é norteado a partir da necessidade do diálogo entre a teoria e a prática nesse processo de formação inicial, abordando a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) como instrumento enriquecedor do processo formativo. O estudo apresenta um panorama sobre o papel do Programa de Residência Pedagógica (PRP) enquanto política pública, a partir da revisão bibliográfica e análise de documentos como as resoluções CNE/CP n. 4/2018, n. 2/2017, n.02/2015; LDBEN n. 9.394/96; Portaria GAB n. 38/2018; Editais CAPES; Diretrizes para Formação de Professores da Educação Básica; e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, a partir dos referenciais teóricos e documentos oficiais vislumbrados, é possível constatar o quão importante é o PRP dentro do processo formativo inicial, sendo ele o espaço de concretização da articulação entre a teoria e a prática, revelando-se como ferramenta indispensável no tripé do ensino, pesquisa e extensão, apresentado pela BNCC.