GUERRA, Rhaissa Da Silva et al.. . Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103409>. Acesso em: 22/12/2024 15:25
Este artigo trata-se de um relato de experiencia realizado através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) junto com o Instituto Federal de São Paulo – Campus Avaré que tinha por objetivo tratar do tema “antirracismo” em uma das escolas núcleo e apresentar uma proposta de aula baseando-se na pedagogia de multiletramento. A aula foi realizada na escola EE Professor Eruce Paulucci, na cidade de Avaré. A escola fica situada em uma região de periferia, onde grande parte dos estudantes são negros na qual a realização desta proposta foi de suma importância para discutir o que é o racismo, como reconhecer como se dá o processo de empoderamento preto na sociedade. Os alunos participantes desta aplicação da proposta de atividade são do ensino fundamental II, 6ºano, da qual uma parte dos alunos não é alfabetizado e assim a pedagogia de multiletramento passa a ser necessária, como uma ferramenta de novos caminhos, em que o aluno aprende a saber, fazer e conviver.