O presente estudo objetivou analisar uma abordagem de ensino voltada para questões sociocientíficas (QSC) ao tratar do tema estudo dos gases e queima de resíduos sólidos com estudantes do 2° ano do ensino médio técnico. As QSC’s têm a característica de relacionar conteúdos com situações do dia a dia. A metodologia foi de natureza qualitativa, com os sujeitos sendo 35 estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública federal do estado de Pernambuco. A coleta de dados se deu a partir de uma intervenção didática aplicada em três etapas: uma sequência de aulas com o tema de estudo dos gases na queima de resíduos sólidos em Serra Talhada por intermédio de QSC’s, aplicação de atividade em grupo com uma questão discursiva com elaboração de mapas mentais, e um questionário após a aula contendo cinco questões discursivas. A análise dos dados se deu a partir da descrição e interpretação, com trechos das respostas dos sujeitos. Os resultados apontam os indícios da aprendizagem mediante a análise dos dados, observando que os estudantes realizaram interpretações e associações do tema ao cotidiano, com criticidade e possibilidade de trazer soluções para o tema problematizador. Conclui-se, portanto, que relacionar os conteúdos de química com as QSC’s é um recurso eficaz, cativando os estudantes para os variados elementos da ciência e da sociedade, por meio de comparações com situações cotidianas, permitindo análises e retratando tópicos que despertam o interesse dos alunos na matéria.