O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo proporcionar uma experiência prática aos futuros educadores durante o período da graduação. Assim, desempenha um papel fundamental na sua formação, fornecendo uma combinação de teoria e prática que contribui para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência de uma residente que atua em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho enfoca na primeira aula com a turma, a qual teve como tema “Vamos conversar sobre profissões?”. Essa aula buscou apresentar a universidade pública e as formas de ingresso para os alunos. Isso teve como premissa a importância de sonhar nossos alunos, de possibilitar com que saibam e possam ter a escolha de sonhar com algo que é do seu direito. Compreender a realidade do aluno é intrínseco ao ensino de Geografia, já que esta ciência trata do mundo que nos rodeia e deve ser trabalhada em prol da formação cidadã. Consideramos que o maior resultado foi permitir que sonhássemos estes alunos, não sonhados por suas realidades/vivências. Como professora, quero sempre auxiliar para que meus alunos sonhem alto e percebam as oportunidades de realizar esses sonhos.