Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - POSSIBILIDADES PARA O ALUNO SONHAR

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104376
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 3106
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - POSSIBILIDADES PARA O ALUNO SONHAR"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo proporcionar uma experiência prática aos futuros educadores durante o período da graduação. Assim, desempenha um papel fundamental na sua formação, fornecendo uma combinação de teoria e prática que contribui para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência de uma residente que atua em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho enfoca na primeira aula com a turma, a qual teve como tema “Vamos conversar sobre profissões?”. Essa aula buscou apresentar a universidade pública e as formas de ingresso para os alunos. Isso teve como premissa a importância de sonhar nossos alunos, de possibilitar com que saibam e possam ter a escolha de sonhar com algo que é do seu direito. Compreender a realidade do aluno é intrínseco ao ensino de Geografia, já que esta ciência trata do mundo que nos rodeia e deve ser trabalhada em prol da formação cidadã. Consideramos que o maior resultado foi permitir que sonhássemos estes alunos, não sonhados por suas realidades/vivências. Como professora, quero sempre auxiliar para que meus alunos sonhem alto e percebam as oportunidades de realizar esses sonhos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3106_TB1982_18112023141814.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉVINI GABRIELLI VICARI"
    "autor_nome_curto" => "ÉVINI"
    "autor_email" => "evini.g.vicari@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104376
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1982
    "inscrito_id" => 3106
    "titulo" => "O ENSINO DE GEOGRAFIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - POSSIBILIDADES PARA O ALUNO SONHAR"
    "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo proporcionar uma experiência prática aos futuros educadores durante o período da graduação. Assim, desempenha um papel fundamental na sua formação, fornecendo uma combinação de teoria e prática que contribui para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência de uma residente que atua em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho enfoca na primeira aula com a turma, a qual teve como tema “Vamos conversar sobre profissões?”. Essa aula buscou apresentar a universidade pública e as formas de ingresso para os alunos. Isso teve como premissa a importância de sonhar nossos alunos, de possibilitar com que saibam e possam ter a escolha de sonhar com algo que é do seu direito. Compreender a realidade do aluno é intrínseco ao ensino de Geografia, já que esta ciência trata do mundo que nos rodeia e deve ser trabalhada em prol da formação cidadã. Consideramos que o maior resultado foi permitir que sonhássemos estes alunos, não sonhados por suas realidades/vivências. Como professora, quero sempre auxiliar para que meus alunos sonhem alto e percebam as oportunidades de realizar esses sonhos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3106_TB1982_18112023141814.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉVINI GABRIELLI VICARI"
    "autor_nome_curto" => "ÉVINI"
    "autor_email" => "evini.g.vicari@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo proporcionar uma experiência prática aos futuros educadores durante o período da graduação. Assim, desempenha um papel fundamental na sua formação, fornecendo uma combinação de teoria e prática que contribui para o desenvolvimento de profissionais comprometidos com o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho objetiva apresentar um relato de experiência de uma residente que atua em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. O trabalho enfoca na primeira aula com a turma, a qual teve como tema “Vamos conversar sobre profissões?”. Essa aula buscou apresentar a universidade pública e as formas de ingresso para os alunos. Isso teve como premissa a importância de sonhar nossos alunos, de possibilitar com que saibam e possam ter a escolha de sonhar com algo que é do seu direito. Compreender a realidade do aluno é intrínseco ao ensino de Geografia, já que esta ciência trata do mundo que nos rodeia e deve ser trabalhada em prol da formação cidadã. Consideramos que o maior resultado foi permitir que sonhássemos estes alunos, não sonhados por suas realidades/vivências. Como professora, quero sempre auxiliar para que meus alunos sonhem alto e percebam as oportunidades de realizar esses sonhos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.