PROJETO DE REFORÇO EM MATEMÁTICA: OLHARES NA/PARA A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103193 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 5580 "titulo" => "PROJETO DE REFORÇO EM MATEMÁTICA: OLHARES NA/PARA A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar um projeto de reforço escolar de Matemática destinado a alunos do Ensino Médio, e desenvolvido no âmbito de dois subprojetos do PIBID na UFABC e uma escola parceira do município de Santo André - SP. A proposta surgiu no contexto da reforma do ensino médio e no déficit de aprendizagem causado pela pandemia. O objetivo foi de reforçar conteúdos matemáticos, sanar e reverter as perdas relacionadas e recuperar o conteúdo não assimilado nesses últimos três anos, e assim eliminar lacunas no aprendizado. Os conteúdos matemáticos abordados referem-se ao Fundamental I e II, Ensino Médio e provas anteriores do ENEM. Em cada sequência realizamos uma resolução detalhada e disponibilizamos um tempo para dúvidas gerais, além de compartilhar experiências do ensino superior. As aulas do projeto estão previstas para o período entre maio e novembro de 2023. Neste relato apresentaremos alguns dos resultados observados, destacando os avanços no desenvolvimento do aprendizado em relação a determinados conceitos matemáticos nos alunos participantes e maior interesse pela disciplina com melhor rendimento durante as aulas regulares. Verificamos um maior desenvolvimento dos pibidianos com a prática de sala de aula, quer no preparo do material, trocas de experiências, desenvolvimento de trabalho em grupo e outros aprendizados relacionados à docência. Acreditamos que essa parceria escola-universidade é o caminho para uma formação mais plural e significativa do ponto de vista da formação inicial e continuada, e nele se constroem habilidades e capacidades para uma escola mais inclusiva e democrática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5580_TB601_30082023212427.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELISBERTO LUAN MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Felisberto Luan" "autor_email" => "felisbertoluan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103193 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 5580 "titulo" => "PROJETO DE REFORÇO EM MATEMÁTICA: OLHARES NA/PARA A PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar um projeto de reforço escolar de Matemática destinado a alunos do Ensino Médio, e desenvolvido no âmbito de dois subprojetos do PIBID na UFABC e uma escola parceira do município de Santo André - SP. A proposta surgiu no contexto da reforma do ensino médio e no déficit de aprendizagem causado pela pandemia. O objetivo foi de reforçar conteúdos matemáticos, sanar e reverter as perdas relacionadas e recuperar o conteúdo não assimilado nesses últimos três anos, e assim eliminar lacunas no aprendizado. Os conteúdos matemáticos abordados referem-se ao Fundamental I e II, Ensino Médio e provas anteriores do ENEM. Em cada sequência realizamos uma resolução detalhada e disponibilizamos um tempo para dúvidas gerais, além de compartilhar experiências do ensino superior. As aulas do projeto estão previstas para o período entre maio e novembro de 2023. Neste relato apresentaremos alguns dos resultados observados, destacando os avanços no desenvolvimento do aprendizado em relação a determinados conceitos matemáticos nos alunos participantes e maior interesse pela disciplina com melhor rendimento durante as aulas regulares. Verificamos um maior desenvolvimento dos pibidianos com a prática de sala de aula, quer no preparo do material, trocas de experiências, desenvolvimento de trabalho em grupo e outros aprendizados relacionados à docência. Acreditamos que essa parceria escola-universidade é o caminho para uma formação mais plural e significativa do ponto de vista da formação inicial e continuada, e nele se constroem habilidades e capacidades para uma escola mais inclusiva e democrática." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID5580_TB601_30082023212427.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELISBERTO LUAN MOREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Felisberto Luan" "autor_email" => "felisbertoluan@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }