NADOLNY, Emanoelle et al.. Logotipo: letramento visual e discursividade. Anais do IX ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/103784>. Acesso em: 22/11/2024 02:01
O presente escrito visa compartilhar uma experiência prática de ensino de língua materna contextualizado e significativo por meio de regências fundamentadas nos Multiletramentos. Para tanto, a motivação dessa sequência de aulas partiu de uma necessidade da comunidade escolar: a semana cultural em comemoração aos 120 anos do Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva. A proposta do evento contava com a contribuição dos discentes do terceiro ano na elaboração, e posterior execução, de um projeto escrito sobre a revitalização de alguma área da escola. Com base nisso, o manejo pedagógico iniciou pautado no auxílio acerca da delimitação do tema e na orientação em relação à parte escrita. Alinhado um consenso com a turma, uma pintura relendo o logotipo da escola foi considerada algo relevante e viável de ser posto em prática. Dada essa prática situada, o trabalho didático avançou para a etapa de instrução aberta na qual referências técnicas e discursivas foram utilizadas a fim de elucidar os conceitos que envolvem o processo de construção de um logotipo. Na sequência, com vistas a aplicação das ideias conceitualizadas, o enquadramento crítico teve como base a análise de exemplos dessa mídia visual. Sendo assim, por meio dessas aulas, além da materialização de um ensino de língua materna situado e transformador, como resultado também foi possível perceber um avanço na consciência identitária dos discentes em relação ao processo de elaboração do gênero. Assim, é esperado que a prática transformada resultante desse processo possa contribuir para a releitura crítica e criativa do logotipo da escola.