LOGOTIPO: LETRAMENTO VISUAL E DISCURSIVIDADE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103784 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1315 "inscrito_id" => 1124 "titulo" => "LOGOTIPO: LETRAMENTO VISUAL E DISCURSIVIDADE" "resumo" => "O presente escrito visa compartilhar uma experiência prática de ensino de língua materna contextualizado e significativo por meio de regências fundamentadas nos Multiletramentos. Para tanto, a motivação dessa sequência de aulas partiu de uma necessidade da comunidade escolar: a semana cultural em comemoração aos 120 anos do Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva. A proposta do evento contava com a contribuição dos discentes do terceiro ano na elaboração, e posterior execução, de um projeto escrito sobre a revitalização de alguma área da escola. Com base nisso, o manejo pedagógico iniciou pautado no auxílio acerca da delimitação do tema e na orientação em relação à parte escrita. Alinhado um consenso com a turma, uma pintura relendo o logotipo da escola foi considerada algo relevante e viável de ser posto em prática. Dada essa prática situada, o trabalho didático avançou para a etapa de instrução aberta na qual referências técnicas e discursivas foram utilizadas a fim de elucidar os conceitos que envolvem o processo de construção de um logotipo. Na sequência, com vistas a aplicação das ideias conceitualizadas, o enquadramento crítico teve como base a análise de exemplos dessa mídia visual. Sendo assim, por meio dessas aulas, além da materialização de um ensino de língua materna situado e transformador, como resultado também foi possível perceber um avanço na consciência identitária dos discentes em relação ao processo de elaboração do gênero. Assim, é esperado que a prática transformada resultante desse processo possa contribuir para a releitura crítica e criativa do logotipo da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1124_TB1315_16112023145238.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOELLE NADOLNY" "autor_nome_curto" => "EMANOELLE" "autor_email" => "manu_nadolny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103784 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1315 "inscrito_id" => 1124 "titulo" => "LOGOTIPO: LETRAMENTO VISUAL E DISCURSIVIDADE" "resumo" => "O presente escrito visa compartilhar uma experiência prática de ensino de língua materna contextualizado e significativo por meio de regências fundamentadas nos Multiletramentos. Para tanto, a motivação dessa sequência de aulas partiu de uma necessidade da comunidade escolar: a semana cultural em comemoração aos 120 anos do Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva. A proposta do evento contava com a contribuição dos discentes do terceiro ano na elaboração, e posterior execução, de um projeto escrito sobre a revitalização de alguma área da escola. Com base nisso, o manejo pedagógico iniciou pautado no auxílio acerca da delimitação do tema e na orientação em relação à parte escrita. Alinhado um consenso com a turma, uma pintura relendo o logotipo da escola foi considerada algo relevante e viável de ser posto em prática. Dada essa prática situada, o trabalho didático avançou para a etapa de instrução aberta na qual referências técnicas e discursivas foram utilizadas a fim de elucidar os conceitos que envolvem o processo de construção de um logotipo. Na sequência, com vistas a aplicação das ideias conceitualizadas, o enquadramento crítico teve como base a análise de exemplos dessa mídia visual. Sendo assim, por meio dessas aulas, além da materialização de um ensino de língua materna situado e transformador, como resultado também foi possível perceber um avanço na consciência identitária dos discentes em relação ao processo de elaboração do gênero. Assim, é esperado que a prática transformada resultante desse processo possa contribuir para a releitura crítica e criativa do logotipo da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1124_TB1315_16112023145238.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANOELLE NADOLNY" "autor_nome_curto" => "EMANOELLE" "autor_email" => "manu_nadolny@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }