Este trabalho tem como objetivo relatar a primeira experiência docente de uma estudante da graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, através do Programa Residência Pedagógica (PRP/CAPES). O PRP visa inserir licenciandos em escolas públicas para desenvolver habilidades práticas como futuros professores, estreitando a relação entre Instituições de Ensino Superior e escolas, estimulando pesquisa e produção acadêmica baseadas em vivências em sala de aula. O subprojeto Ciências da Natureza abrange Biologia, Química e Física, com 30 bolsistas e 4 voluntários, trabalhando em conjunto com preceptores em seis escolas parceiras, como o Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (IEEAB) no qual atuo como residente. Os residentes passaram por um período de formação e observação, essencial para compreender o processo de aprendizagem dos alunos, as estratégias de ensino e conhecimento da comunidade escolar e suas peculiaridades. Posteriormente, iniciou-se a regência em sala de aula, em uma turma de terceiro ano do ensino médio na disciplina de Biologia, com planejamento das aulas, utilização de recursos tecnológicos e metodologias diversificadas para tornar o ensino mais dinâmico. Essa experiência trouxe desafios e oportunidades. A residente se viu diante da responsabilidade de liderar a classe, enfrentando receios comuns para quem inicia a carreira docente. Houve desafios na interação aluno-residente, como resistência à participação ativa e a realização de tarefas escolares, mas também momentos de reciprocidade. O PRP proporciona uma abordagem realista do ensino, permitindo à residente explorar a docência de maneira prática, possibilitando o entendimento das complexidades do ambiente escolar e promovendo o amadurecimento profissional.