Este artigo tem como objetivo relatar o período de observação de três bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) realizado na turma do Infantil V da Escola Projeto Nascente, localizada no bairro de Dendê em Fortaleza (CE). O momento vivido nos trouxe a principal reflexão para a formação do ser professor: como transpor as teorias utilizadas e aprendidas na graduação para a realidade da aprendizagem dos sujeitos da educação infantil? Com base no supracitado problema, para melhor desenvolvimento desta reflexão, buscou-se como método a pesquisa fenomenológica. Além disso, utilizou-se também para embasamento teórico das observações feitas pelos bolsistas resultados de pesquisas sobre a filosofia da educação, formação do currículo e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Como resultado do período relatado, percebeu-se que a teoria e a prática não se desconectam e o uso das teorias aprendidas na graduação servem para guiar na prática da metodologia escolhida pelo(a) professor(a) em sala de aula.