O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa de incentivo à formação inicial de professores. No edital vigente, no subprojeto Pibid/Química/UFPR, realizaram-se algumas atividades com foco na utilização de metodologias ativas no ensino de química; logo, o presente trabalho visa apresentar, por meio da interpretação de uma prática pibidiana na Educação Básica, as dificuldades na implementação da metodologia Dicumba, fundamentada no Aprender pela Pesquisa. Essa pesquisa, de natureza básica e objetivo exploratório, foi analisada por uma abordagem qualitativa, a partir de uma atividade desenvolvida por graduandos do subprojeto Pibid/Química para duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de um colégio estadual de Curitiba/PR, computando 60 alunos. Ao término, dentre as principais dificuldades a implementação da Dicumba, encontram-se a falta de orientação sobre como realizar pesquisas e como formar o próprio conhecimento a partir delas, bem como identificar fontes confiáveis para pesquisar, em desenvolver estratégias de pesquisa e em sintetizar informações de diferentes fontes.