A pesquisa em questão se faz mediante à necessidade dos conteúdos repassados nas escolas precisarem ter uma aproximação com a realidade dos estudantes, pois além de despertar o interesse pelas questões locais, são fundamentais para a formação dos futuros cidadãos. Mas as ausências de conteúdos contextualizados se tornam um grande desafio a ser superado. Com base nessa discrepância, pretende-se relatar nossas experiências dentro do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), na experimentação de uma cartilha didática elaborada em sintonia de ensino, pesquisa e extensão, sobre Geo-histórias do lugar, onde se abordam questões históricas, geográficas, econômicas, artísticas e culturais. Referido material foi trabalhado na escola pública municipal Pedro Lobato, localizada no município de Pinheiro, na Baixada Maranhense, as abordagens foram feitas no ensino fundamental do 6.º ao 7.º ano, onde tivemos o espaço para aplicar os conteúdos contextualizados da cartilha consoante com o conteúdo de planejamento do livro didático adotado. Sendo abordado, questões relacionadas a proposta do subprojeto, aplicação do material na sala de aula, diferença prática na abordagem do assunto com os conhecimentos universais propostos pela escola concomitante aos conteúdos novos relacionados à realidade local da proposta didática do subprojeto.