Este relato de experiência tem como objetivo evidenciar os desafios e possibilidades das oficinas e disseminar a Permacultura e as Tecnologias Sociais relacionadas a ela, tais como as Geotintas. O trabalho aqui explorado foi desenvolvido pela bolsista e voluntários do projeto de extensão “Diálogo entre a Educação e a Permacultura” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Assim, demonstraremos a possibilidade de se ministrar a mesma oficina, com objetivos semelhantes, mas para diferentes faixas etárias e públicos alvo, correlacionando a Permacultura com conteúdos científicos, culturais e sociais, a fim de tornar o aprendizado significativo, contextualizado e dinâmico para os aprendizes. Para tal, realizamos quatro oficinas sobre Geotintas, com discentes do ensino superior, matriculados no curso de Ciências Biológicas e Licenciatura em Educação do Campo da universidade, para crianças moradoras de uma Ocupação da cidade de Diamantina (MG), e para estudantes da educação básica de uma escola pública do Vale do Jequitinhonha- MG. Dessa forma, consideramos essas oficinas pedagógicas uma estratégia metodológica que permite dialogar com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, proporcionando a construção do conhecimento escolar e também o resgate de saberes tradicionais.