RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE CAMPO E AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE FUTURAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103157 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE CAMPO E AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE FUTURAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, subnúcleo de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), realiza suas atividades em três escolas do município, atuando e exercendo diversas atividades voltadas para a formação inicial de professores. Dentre as atividades realizadas no ambiente escolar, o caderno de campo e narrativas autobiográficas são ferramentas utilizadas pelos licenciandos, com a finalidade de registrar o cotidiano escolar. Esse relato de experiência tem o objetivo de evidenciar a importância da utilização do caderno de campo e das narrativas autobiográficas no processo de formação inicial de professores. Por meio de uma análise documental, foi realizada uma leitura reflexiva do caderno de campo e das narrativas autobiográficas confeccionadas pelo estagiário/residente durante a realização dos estágios supervisionados no ensino de Ciências e de Biologia. Após uma leitura crítica do material, percebeu-se que apresenta um grande potencial para a utilização de futuros planejamentos de aulas, atividades e regências, além de proporcionar reflexões acerca da metodologia aplicada, sendo um material importante para exercer a futura profissão docente dentro de sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1292_TB561_14112023105628.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO TADEU JERÔNIMO ROCHA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulo.rocha@sou.unifal-mg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103157 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 561 "inscrito_id" => 1292 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO CADERNO DE CAMPO E AS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE FUTURAS AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, subnúcleo de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), realiza suas atividades em três escolas do município, atuando e exercendo diversas atividades voltadas para a formação inicial de professores. Dentre as atividades realizadas no ambiente escolar, o caderno de campo e narrativas autobiográficas são ferramentas utilizadas pelos licenciandos, com a finalidade de registrar o cotidiano escolar. Esse relato de experiência tem o objetivo de evidenciar a importância da utilização do caderno de campo e das narrativas autobiográficas no processo de formação inicial de professores. Por meio de uma análise documental, foi realizada uma leitura reflexiva do caderno de campo e das narrativas autobiográficas confeccionadas pelo estagiário/residente durante a realização dos estágios supervisionados no ensino de Ciências e de Biologia. Após uma leitura crítica do material, percebeu-se que apresenta um grande potencial para a utilização de futuros planejamentos de aulas, atividades e regências, além de proporcionar reflexões acerca da metodologia aplicada, sendo um material importante para exercer a futura profissão docente dentro de sala de aula." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1292_TB561_14112023105628.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO TADEU JERÔNIMO ROCHA" "autor_nome_curto" => "SAULO" "autor_email" => "saulo.rocha@sou.unifal-mg.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFALMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }