As universidades demonstram papel fundamental, sendo a licenciatura, em sua maior parte, composta por disciplinas estritamente teóricas. Contudo, pela especificidade da atuação do professor, é fundamental pensar em estratégias para complementar a formação teórico-metodológica com a formação prática dos futuros profissionais da educação. Por essa razão, leis e programas foram implementados no Brasil, nos quais destaca-se o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), instituído pelo Decreto de Lei nº 7.219/2010. O presente trabalho tem como objetivo realizar um relato das experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), sobre o cotidiano escolar e proposta pedagógica da instituição, cujo projeto se desenvolveu em uma escola estadual de ensino médio localizada na cidade de Maracanaú no estado do Ceará. O estudo tem caráter descritivo, do tipo relato de experiência e tem como base as vivências dos bolsistas na escola conveniada ao PIBID em parceria com a UFC, durante os meses de maio e junho de 2023. A partir de todas as discussões trazidas, percebe-se a importância do PIBID pelo papel fundamental de promoção da reflexão e da formação do docente desde o início da graduação. A participação nesse programa oportuniza a vivência de experiências ricas e claras sobre o real papel do professor no cotidiano escolar.