O presente relato de experiência refere-se a intervenções pedagógicas realizadas por um licenciando, do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, com alunos do Ensino Médio da rede básica de ensino, em uma escola pública estadual, localizada no município de Feira de Santana, Bahia. As atividades foram planejadas e implementadas pelo estudante bolsista junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Educação Física. As atividades desenvolvidas ocorreram no primeiro semestre do corrente a partir das observações e acompanhamento das aulas do professor supervisor na escola-campo. Mediante o mapeamento e análise de artigos científicos, tendo como base nas experiências vividas no Programa, ficou evidenciado que o PIBID possui grande relevância no processo de formação docente dos acadêmicos, considerado indispensável para quem deseja se aproximar do campo escolar e estabelecer sua atuação na educação básica. Evidencia-se também que a formação de professores e a sua construção identitária perpassa por essa aproximação com o contexto da escola e o conhecimento da realidade, bem como a busca por práticas pedagógicas reflexivas e ajustadas às condições estruturais, ao nível de aprendizagem dos alunos e a interrelação com o projeto político pedagógico da Unidade Escolar.