Este trabalho, fruto da Iniciação Científica, do Grupo de Pesquisa GHESP, junto à participação dos autores no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) UNINTER, versa sobre os impactos do PIBID e sua relação com os registros documentais produzidos por seus membros, proporcionado assim um subsídio sociocultural e formativo, evidenciando a concreticidade da práxis educativa. Destarte, o PIBID, criado em 2007 para as universidades públicas e, em 2013, para as instituições privadas, vem promovendo debates e estudos acerca da formação inicial de professores, elencando a importância de uma práxis educacional mais qualitativa, crítica e significativa, assim como a concretização da tríade pesquisa-ensino-extensão, desenvolvendo tanto no discente quanto no docente maior consciência sobre sua profissão (identificação/identidade docente), tangendo suas dimensões socioculturais, políticas, econômicas e educacionais. Tais pontos se materializam nos registros realizados pelos integrantes do programa, evidenciando as áreas da escola, seus documentos, práticas, momentos de socialização, contextos diversificados, atividades direcionadas, entre outras, promovendo assim uma reflexão consciente, crítica e significativa acerca da própria realidade, tornando-a mais clara. Portanto, os registros podem elucidar a dinâmica do PIBID, seus três núcleos basilares, a saber: as visitas escolares, encontros formativos e participação em eventos, inferindo um desenvolvimento qualitativo e integral entre seus membros, promovendo uma consciência sócio-histórica. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como principal base teórica Borges (2008), Dominschek e Alves (2017), Kossoy (1989), Le Goff (2013) e Severino (2016).