No período pós pandemia, a conciliação entre o ensino presencial e o ambiente virtual oportunizou um novo espaço educativo com o intuito de oportunizar no processo pedagógico, já que a aprendizagem não deve ser vista como um processo passivo e sim ativo, no qual os alunos tornam-se protagonistas do seu próprio ensino. Diante disto o foco deste relato é evidenciar o uso das ferramentas tecnológicas como um apoio ao processo de ensino aprendizagem nas aulas teóricas de Educação Física, onde o Programa Residência Pedagógica possibilitou a aplicação das mesmas em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, as quais ganhou destaque a nuvem de palavras, quizziz e word wall. Foi possível com a aplicação dessas ferramentas como apoio metodológico identificar resultados significativos, que permitiu aos alunos não participativos passassem a ser, promovendo uma interação favorável agregando valores as atividades propostas em sala, assim oportunizando a eles serem construtores do seu próprio saber, otimizando todo o processo de ensino e aprendizagem nas aulas presenciais de Educação Física, enfatizando o quanto a nova realidade educacional não pode ser evitada.