EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NEGROS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PACATUBA-CE
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102646 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NEGROS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PACATUBA-CE" "resumo" => "RESUMO O objetivo deste artigo é destacar a trajetória profissional de professores afrodescendentes em escolas públicas de tempo integral na cidade de Pacatuba, Ceará. Especificamente, investigou-se as políticas estatais que visam implementar e fortalecer a Lei 10.639 de 2003, a qual preconiza o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. É perceptível uma variedade de experiências que se fragmentam ao longo do tempo. Esse aspecto é crucial para compreender o desenvolvimento da implementação dessa lei no contexto abordado. O racismo brasileiro é uma tecnologia sofisticada que atua de diversas formas nos meandros da sociedade. A descontinuidade dos trabalhos que atendem a citada Lei apresenta desarticulações que inicialmente aparentam ser naturais, dos rumos que tomam a rotina pedagógica. Embora a educação do Ceará seja frequentemente associada ao sucesso, com suas práticas e inovações que influenciaram a formulação de políticas públicas nacionais no campo da educação, os desafios enfrentados no ambiente escolar são significativos, especialmente no que diz respeito à educação antirracista. A escola é um corpo vivo em disputa pelos atores que dela pertencem. A batalha pelo currículo não difere substancialmente de outras realidades educacionais. Para embasar este estudo, recorreu-se às teorias de Cunha Júnior (2001, 2008, 2021), Nilma Lino Gomes (2002, 2005a, 2005b), Kabengele Munanga (2004, 2010) e Clóvis Moura (1994, 2014). Como conclusão, apontamos que a descontinuidade dos trabalhos educativos no campo antirracista apresentam uma causa e esta causa está intimamente associada a forma como o racismo atua na sociedade brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID492_TB88_30112023175142.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA DA COSTA BRAGA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "sobraga40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102646 "edicao_id" => 318 "trabalho_id" => 88 "inscrito_id" => 492 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NEGROS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE PACATUBA-CE" "resumo" => "RESUMO O objetivo deste artigo é destacar a trajetória profissional de professores afrodescendentes em escolas públicas de tempo integral na cidade de Pacatuba, Ceará. Especificamente, investigou-se as políticas estatais que visam implementar e fortalecer a Lei 10.639 de 2003, a qual preconiza o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. É perceptível uma variedade de experiências que se fragmentam ao longo do tempo. Esse aspecto é crucial para compreender o desenvolvimento da implementação dessa lei no contexto abordado. O racismo brasileiro é uma tecnologia sofisticada que atua de diversas formas nos meandros da sociedade. A descontinuidade dos trabalhos que atendem a citada Lei apresenta desarticulações que inicialmente aparentam ser naturais, dos rumos que tomam a rotina pedagógica. Embora a educação do Ceará seja frequentemente associada ao sucesso, com suas práticas e inovações que influenciaram a formulação de políticas públicas nacionais no campo da educação, os desafios enfrentados no ambiente escolar são significativos, especialmente no que diz respeito à educação antirracista. A escola é um corpo vivo em disputa pelos atores que dela pertencem. A batalha pelo currículo não difere substancialmente de outras realidades educacionais. Para embasar este estudo, recorreu-se às teorias de Cunha Júnior (2001, 2008, 2021), Nilma Lino Gomes (2002, 2005a, 2005b), Kabengele Munanga (2004, 2010) e Clóvis Moura (1994, 2014). Como conclusão, apontamos que a descontinuidade dos trabalhos educativos no campo antirracista apresentam uma causa e esta causa está intimamente associada a forma como o racismo atua na sociedade brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID492_TB88_30112023175142.pdf" "created_at" => "2024-01-23 08:56:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA MARIA DA COSTA BRAGA" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "sobraga40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica" "edicao_evento" => """ XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica """ "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg" "data_publicacao" => "2024-01-23" "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57" "publicacao_id" => 104 "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA" "publicacao_codigo" => "2318-6720" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }