A educação, ao longo dos séculos, necessitou adequar-se ao contexto social ao qual está inserido. Considerando a contemporaneidade, algumas temáticas necessitam ser amplamente abordadas, visto as múltiplas variantes que compõem os diferentes cenários: composição familiar; sexualidade; diferenças sociais, étnicas e religiosas; inclusão; dentre outras. Visando atender essa perspectiva, em 2008 foi promulgada a Lei nº 11.645/2008 que versa acerca da obrigatoriedade de abordagem da “história e cultura afro-brasileira e indígena” nas escolas oficiais. Apesar de estes elementos serem constituintes à história brasileira, o número de obras literárias que tratam do tema, ainda é incipiente. E, acerca das que existem, nem sempre estão entre as preferidas pelas instituições educacionais e/ou pelas famílias. Diante dessa recusa da sociedade, é obrigação do professor, principalmente aquele que está na formação inicial, fundamentar-se acerca das discussões que surgem para com o tema, assim como também conhecer obras literárias as quais poderão utilizar junto aos alunos. Assim sendo, o presente estudo visa apresentar um relato de experiência acerca da abordagem da temática afro, partindo das experiências da autora enquanto docente do curso de licenciatura em Letras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Baturité. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que versa acerca das atividades desenvolvidas em sala de aula, durante a disciplina de literatura infantojuvenil. Para tal análise dialógica utiliza-se alguns documentos prescritivos - legislação nacional, programas de incentivo à leitura -, artigos científicos e obras de outros estudiosos acerca do conteúdo, assim como também obras literárias - impressas e em formato digital -, que trazem a temática afro. Os recursos mencionados servem de elementos que fundamentam o debate e a análise em sala. Após alguns anos ministrando a disciplina mencionada, verifica-se que, apesar de ser uma temática de extrema relevância na formação humana, verifica-se resistência, inclusive na educação superior.