O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência vivenciada pela autora enquanto bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física do IFCE – campus Horizonte. Enquanto licencianda do referido curso, fui bolsista do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI), enquanto tal tive a oportunidade de participar de estudos e discussões com especialistas, que me fizeram refletir sobre as questões étnico-racial, principalmente sobre o racismo e nesse sentido os saberes adquiridos estão imbricados em minha prática enquanto licencianda, futura docente. Esse relato apresenta uma narrativa tendo como base falas discentes e docentes ocorridas durante um evento promovido por uma escola pública do município de Pacajus, localizado a cerca de 51km de Fortaleza capital do Ceará, na perspectiva de fortalecer a igualdade racial e combater o racismo, em específico o chamado racismo recreativo que constitui um tipo específico de opressão racial e que é muito presente no convívio escolar mascarado em forma de humor. Ressalto nesse relato, a contribuição do NEABI - IFCE Campus Horizonte que me possibilitou a construção de um pensamento crítico no que tange a comportamentos racistas consolidados dentro da sociedade e que muitas vezes passam despercebidos no nosso cotidiano escolar.