Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

PLANTE SUA DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA DE DOCÊNCIA NO ENSINO DE ARTES A PARTIR DAS PRÁTICAS DA CULTURA POPULAR TRADICIONAL AFRO-BRASILEIRA E A LEI 10.639/03

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido para relatar uma experiência de abordagem afrorreferenciada em uma proposição de aula, tendo como referencial teórico e metodológico a Pretagogia e a Lei 10.639/2003, que estabelece a inclusão e a obrigatoriedade de ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas públicas de ensino médio e fundamental do país. A referida experiência foi realizada durante a residência pedagógica com estudantes do 8º e 9º ano em Abril de 2023. Nomeado como Plante sua dança, a ação foi planejada, a partir e com, os saberes adquiridos através da oralidade e o fazer junto presente nas culturas populares afro-brasileiras, tais saberes foram, e ainda são, experienciados por mim nos espaços e coletivos de cultura e manifestações populares. “Plante sua Dança” foi elaborada levando em conta esse compromisso, que conecta-se diretamente com as produção de saber exercitado e apreendidos nos coletivos que atuam em função da preservação da memórias e práticas artístico culturais de matriz Afro. E nesta gira de saberes, trago comigo as sabenças apreendidos no meu percurso formativo na academia onde tive a oportunidade de relacionar os meus fazeres de ensino com a Pretagogia e assim incorporar mais camadas afrorreferenciadas nos meus processos de ensino e aprendizagem, margeando assim um caminho que tem as encruzas e os africanos/Afro-brasileiras como base para práticas antirracistas e de afeto, Pois ensinar pelo e com afeto também é preceito ancestral. Pretendo, portanto, a partir deste relato da experiência e da aplicação destes suportes teórico-metodológicos com estudantes da escola que atuei no estágio supervisionado, descrever o envolvimento que há entre minhas vivências de brincante da cultura popular afro-brasileira, os estudos aterrados no território das poéticas populares tradicionais Afro e como os saberes adquiridos, principalmente, através da oralidade fundamentaram e enriquecem minha formação docente.

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