O referente trabalho apresenta uma análise sobre a relação entre as tecnologias digitais em rede e o ensino de literatura afro-brasileira. O objetivo deste artigo é analisar como as tecnologias digitais em rede podem contribuir para o ensino de literatura afro-brasileira em escolas de ensino médio, partindo-se das Leis nº 10.639/03 e Lei nº 11.645/08. Os movimentos sociais e pesquisadores da área de Educação evidenciam que, apesar das aprovações das Leis terem sido uma conquista sem precedentes, ainda há longo caminho a ser percorrido para que essa sejam, de fato, implementadas de forma satisfatória. Para atender ao objetivo da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa, e o tipo de pesquisa, estudo de caso, por meio da qual foram analisadas estratégias metodológicas mobilizadas pelas pesquisadoras com uma turma do ensino médio da Rede Federal de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no interior do estado do Ceará. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, com a finalidade de identificar, em trabalhos acadêmicos referenciados: a) os principais princípios norteadores de práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais em rede, b) as principais características da literatura afro-brasileira e c) principais estratégias pedagógicas de letramento literário. As técnicas utilizadas com os sujeitos da pesquisa foram observação participante e entrevista semiestruturada. Os resultados apontam que a lógica comunicacional das tecnologias digitais em rede contribuiu para a articulação de espaços de autoria e de diálogo entre estudantes e comunidade escolar sobre literatura afro-brasileira e, portanto, favoreceram a aprendizagem no âmbito do ensino de literatura.