Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas
"2024-01-23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102619
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O artigo trata da importância da incorporação da educação para as relações étnico-raciais na formação de licenciandos de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Tais estudos são um desafio atualmente para professores e futuros professores, por sua urgência, e contribuir para o combate ao racismo e preconceitos dentro das escolas. Abarca a geografia por esta ciência requer do estudante, pensamento crítico, análise sócio-espacial, e estudo sobre a formação do território e sua população, sendo neste aspecto que o artigo se estrutura, já que o Brasil, forma-se por povos indígenas, africanos e europeus, dentre outras etnias imigrantes ao Brasil, durante os anos coloniais ou posteriormente. Têm-se como objetivo averiguar quais as possíveis formas de contribuição dos estudos étnico-raciais na formação do professor de geografia, como a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 estão contempladas dentro da grade curricular do referido curso, construindo assim uma educação antirracista. A metodologia configura-se em bibliografia ancorada em Almeida (2019); Brito (2011); Giroux (1997); Gomes (2008); Negreiros (2017) e Silva (2013), que tratam sobre a importância da relevância da temática ancoradas nas leis supracitadas, e a contribuição destas para a formação inicial dos futuros docentes; pesquisa documental, a partir de uma análise do Projeto Pedagógico do curso em questão, verificando como os estudos étnico-raciais são abordados nas ementas e ao longo de todo o PPC; pesquisa de campo, a partir de uma pesquisa estruturada aplicada a licenciandos e docentes do curso, objetivando compreender a importância da educação para as relações étnico-raciais. O artigo é necessário diante do cenário de bases da formação do território brasileiro e sua população, além da contribuição dos estudos étnico-raciais na construção acadêmica, pessoal e social do licenciando em geografia, preparando o mesmo para contribuir com uma educação plural e sociedade antirracista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID85_TB60_29112023190128.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALINE VIEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANA ALINE"
    "autor_email" => "ana.vieira.alves05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102619
    "edicao_id" => 318
    "trabalho_id" => 60
    "inscrito_id" => 85
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "O artigo trata da importância da incorporação da educação para as relações étnico-raciais na formação de licenciandos de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Tais estudos são um desafio atualmente para professores e futuros professores, por sua urgência, e contribuir para o combate ao racismo e preconceitos dentro das escolas. Abarca a geografia por esta ciência requer do estudante, pensamento crítico, análise sócio-espacial, e estudo sobre a formação do território e sua população, sendo neste aspecto que o artigo se estrutura, já que o Brasil, forma-se por povos indígenas, africanos e europeus, dentre outras etnias imigrantes ao Brasil, durante os anos coloniais ou posteriormente. Têm-se como objetivo averiguar quais as possíveis formas de contribuição dos estudos étnico-raciais na formação do professor de geografia, como a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 estão contempladas dentro da grade curricular do referido curso, construindo assim uma educação antirracista. A metodologia configura-se em bibliografia ancorada em Almeida (2019); Brito (2011); Giroux (1997); Gomes (2008); Negreiros (2017) e Silva (2013), que tratam sobre a importância da relevância da temática ancoradas nas leis supracitadas, e a contribuição destas para a formação inicial dos futuros docentes; pesquisa documental, a partir de uma análise do Projeto Pedagógico do curso em questão, verificando como os estudos étnico-raciais são abordados nas ementas e ao longo de todo o PPC; pesquisa de campo, a partir de uma pesquisa estruturada aplicada a licenciandos e docentes do curso, objetivando compreender a importância da educação para as relações étnico-raciais. O artigo é necessário diante do cenário de bases da formação do território brasileiro e sua população, além da contribuição dos estudos étnico-raciais na construção acadêmica, pessoal e social do licenciando em geografia, preparando o mesmo para contribuir com uma educação plural e sociedade antirracista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ST 04: Relações étnico-raciais e práticas educativas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV197_MD1_ID85_TB60_29112023190128.pdf"
    "created_at" => "2024-01-23 08:56:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ALINE VIEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ANA ALINE"
    "autor_email" => "ana.vieira.alves05@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-da-xii-semana-de-reflexes-sobre-negritude-genero-e-raca-dos-institutos-federais-sernegra-seminario-de-educacao-das-relaces-etnico-raciais-para-a-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)  Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica"
    "edicao_evento" => """
      XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA)\r\n
      Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica
      """
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sernegra/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6581a8c075d9f_19122023112920.jpg"
    "data_publicacao" => "2024-01-23"
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 15:03:57"
    "publicacao_id" => 104
    "publicacao_nome" => "Revista SERNEGRA"
    "publicacao_codigo" => "2318-6720"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

O artigo trata da importância da incorporação da educação para as relações étnico-raciais na formação de licenciandos de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Crateús. Tais estudos são um desafio atualmente para professores e futuros professores, por sua urgência, e contribuir para o combate ao racismo e preconceitos dentro das escolas. Abarca a geografia por esta ciência requer do estudante, pensamento crítico, análise sócio-espacial, e estudo sobre a formação do território e sua população, sendo neste aspecto que o artigo se estrutura, já que o Brasil, forma-se por povos indígenas, africanos e europeus, dentre outras etnias imigrantes ao Brasil, durante os anos coloniais ou posteriormente. Têm-se como objetivo averiguar quais as possíveis formas de contribuição dos estudos étnico-raciais na formação do professor de geografia, como a Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 estão contempladas dentro da grade curricular do referido curso, construindo assim uma educação antirracista. A metodologia configura-se em bibliografia ancorada em Almeida (2019); Brito (2011); Giroux (1997); Gomes (2008); Negreiros (2017) e Silva (2013), que tratam sobre a importância da relevância da temática ancoradas nas leis supracitadas, e a contribuição destas para a formação inicial dos futuros docentes; pesquisa documental, a partir de uma análise do Projeto Pedagógico do curso em questão, verificando como os estudos étnico-raciais são abordados nas ementas e ao longo de todo o PPC; pesquisa de campo, a partir de uma pesquisa estruturada aplicada a licenciandos e docentes do curso, objetivando compreender a importância da educação para as relações étnico-raciais. O artigo é necessário diante do cenário de bases da formação do território brasileiro e sua população, além da contribuição dos estudos étnico-raciais na construção acadêmica, pessoal e social do licenciando em geografia, preparando o mesmo para contribuir com uma educação plural e sociedade antirracista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.