Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

NEABI ITINERANTE: DIÁLOGOS SOBRE PERTENÇA ÉTNICO-RACIAL NAS ESCOLAS

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca das práticas realizadas em três escolas públicas do maciço de Baturité, participantes do projeto de extensão “NEABI itinerante: diálogos sobre pertença étnico-racial nas escolas". Trata-se de uma análise sobre as ações educacionais desenvolvidas durante o referido projeto de extensão, que teve como objetivo criar espaços formativos acerca do pertencimento étnico-racial por meio de discussões sobre os processos de heteroidentificação e suas relações com a lei de cotas e as leis 10639/03 e 11645/08 em escolas da região do Maciço Baturité. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as estratégias pedagógicas articuladas no projeto voltadas para a compreensão de noções de pertencimento étnico-racial e do processo de heteroidentificação podem contribuir para a aplicação das Leis 10.639 e 11.645. A metodologia adotada foi a pesquisa intervenção e a técnica de pesquisa observação participante. O trabalho foi organizado em quatro fases. Na fase 1, ocorreu a seleção das escolas para execução das atividades e o primeiro diagnóstico acerca do ambiente em que atuamos. Na fase 2, houve o planejamento da Intervenção Pedagógica nas Escolas, com delimitação da temática e definição das estratégias de ação e formação. Na fase 3, em andamento, aconteceu a realização de palestras, rodas-vivas (debates) e oficinas que geraram produções artísticas sobre a temática. Na fase 4, foram realizadas análises dos dados qualitativos da pesquisa coletados por meio de diário de campo. A análise deste trabalho diz respeito às ações realizadas em duas das três escolas em questão. Ao final da pesquisa, espera-se que as ações previstas no desenvolvimento do projeto auxiliem as escolas participantes na construção de medidas de superação do racismo e outras formas de discriminações, para assim contribuir com processos positivos de identificação da sua pertença étnico-racial.

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