Este trabalho apresenta uma pesquisa acerca das práticas realizadas em três escolas públicas do maciço de Baturité, participantes do projeto de extensão “NEABI itinerante: diálogos sobre pertença étnico-racial nas escolas". Trata-se de uma análise sobre as ações educacionais desenvolvidas durante o referido projeto de extensão, que teve como objetivo criar espaços formativos acerca do pertencimento étnico-racial por meio de discussões sobre os processos de heteroidentificação e suas relações com a lei de cotas e as leis 10639/03 e 11645/08 em escolas da região do Maciço Baturité. O objetivo geral da pesquisa é analisar como as estratégias pedagógicas articuladas no projeto voltadas para a compreensão de noções de pertencimento étnico-racial e do processo de heteroidentificação podem contribuir para a aplicação das Leis 10.639 e 11.645. A metodologia adotada foi a pesquisa intervenção e a técnica de pesquisa observação participante. O trabalho foi organizado em quatro fases. Na fase 1, ocorreu a seleção das escolas para execução das atividades e o primeiro diagnóstico acerca do ambiente em que atuamos. Na fase 2, houve o planejamento da Intervenção Pedagógica nas Escolas, com delimitação da temática e definição das estratégias de ação e formação. Na fase 3, em andamento, aconteceu a realização de palestras, rodas-vivas (debates) e oficinas que geraram produções artísticas sobre a temática. Na fase 4, foram realizadas análises dos dados qualitativos da pesquisa coletados por meio de diário de campo. A análise deste trabalho diz respeito às ações realizadas em duas das três escolas em questão. Ao final da pesquisa, espera-se que as ações previstas no desenvolvimento do projeto auxiliem as escolas participantes na construção de medidas de superação do racismo e outras formas de discriminações, para assim contribuir com processos positivos de identificação da sua pertença étnico-racial.