Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABIs) têm como principal objetivo promover a valorização e a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e indígena, atuando no desenvolvimento de diversas ações em instituições de ensino e na comunidade externa, como, por exemplo, o desenvolvimento de projetos de extensão, eventos culturais, grupos de estudo, além de articulações com movimentos sociais. Os grupos de leitura possibilitam compartilhar ideias e opiniões sobre livros com outras pessoas por meio de discussões, além de auxiliar na expansão horizontes literários, apresentando novos gêneros e autores. O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre a perspectiva discente, sobre os grupos de leitura realizados pelo NEABI do IFCE campus Acopiara durante o ano de 2022. Tendo como objetivo principal relatar as concepções pelo olhar discente sobre as contribuições dos grupos de estudo do NEABI e discutir sobre a relevância dessas ações como ferramenta de valorização da cultura afro-brasileira e indígena, além de utilizar literatura cientifica como forma de analisar criticamente a relevância desses encontros. As obras trabalhadas durante esse período foram: “Pele Negra, Máscaras Brancas", de Frantz Fanon e "Racismo Estrutural", de Silvio Almeida, os encontros de leitura ocorreram de modo online, utilizando a plataforma digital Google Meet. Como resultado, destaca-se a participação ativa de membros internos e comunidade externa nesses encontros, sendo um espaço de reflexão sobre a obra, troca de conhecimentos e experiências acerca dos temas abordados. Por fim, esse artigo visa contribuir por meio de relato a relevância dos grupos de estudo do NEABI e seu papel na valorização da cultura afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino superior, promovendo a reflexão, a troca de conhecimentos e a formação de uma consciência crítica.