A identidade negra é um fator importante a ser debatido na sociedade brasileira, devido à complexidade da sua construção, historicamente marcado pelo racismo sistêmico, onde pessoas negras não são vistas de acordo com suas individualidades, tendo a mulher negra como sujeito principal e a problematização do seu lugar social no conjunto das interseccionalidades. A presente comunicação é parte de um projeto coletivo de pesquisa e formação, cujo objetivo visa analisar os discursos sobre mulheres negras nas redes sociais em relação ao padrão de beleza imposto pela sociedade, articulando os debates acadêmicos sobre a produção de racismo nas mídias sociais, com o intuito de compreender a importância da representação positiva das mulheres negras e discutir o impacto das imagens e narrativas negativas sobre elas e a sociedade como um todo. O embasamento teórico do estudo dialoga com autores que tratam da problemática racial e feminista no Brasil e nos Estados Unidos, com especial enfoque as mídias sociais, entre esses autores, Pacheco (2008), Gonzalez (1979), Davis (2018), Quadrado (2016) e Araújo (2000). Os procedimentos metodológicos do trabalho incluem uma pesquisa bibliográfica e análise de materiais produzidos pelas mídias sociais. Com esse estudo pretendemos mostrar a importância de mulheres negras e a construção de imagens positivas nas redes sociais. É um tema de extrema relevância na sociedade contemporânea, para desmistificar os estereótipos que perpetuam até hoje, trazendo luz para esse debate essencial para o incentivo dessas mulheres e conscientização de toda a comunidade.