Este trabalho comunica o relato da experiência vivenciada na disciplina de História da Cultura Indígena e Afro-Brasileira do curso de licenciatura em Letras - Português/Inglês do IFCE campus Tianguá. A legislação brasileira, estabelecida em 2003 através da Lei nº 10.639/03, estabelece diretrizes e bases da educação brasileira para incluir, obrigatoriamente, o ensino da temática 'História e Cultura AfroBrasileira' no ensino fundamental e médio, tanto em instituições públicas quanto particulares. Portanto, é essencial que os discentes tenham contato com essa matéria no ensino superior como parte de sua experiência acadêmica de licenciatura em Letras. Com essa perspectiva em mente, apresentarei as contribuições que foram atribuídas à minha formação como docente e como o ensino dessa matéria melhorou meu repertório sociocultural, destacando como isso vai me ajudar na minha futura ação como professor, com base em minha experiência formativa. Trazemos as considerações teóricas de Eduardo Galeano, Milton Santos, Frantz Fanon, George James e Djamila Ribeiro como fundamentação teórica sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de leituras adicionais que foram realizadas de maneira extracurricular. Em seguida, faremos a exposição detalhada da abordagem didática e metodológica desenvolvida nas aulas da referida disciplina e seus desdobramentos sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica, uma vez que nosso curso se configura como um de formação docente.