Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão).