PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR
"2024-01-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102529 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID268_TB22_19052023112251.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 102529 "edicao_id" => 312 "trabalho_id" => 22 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "PERCEPÇÕES ESTUDANTIS DA SOCIOLOGIA ESCOLAR: UMA COMPREENSÃO CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho se apresenta como uma análise das percepções estudantis acerca do currículo de Sociologia nas escolas estaduais de Fortaleza, através de uma pesquisa realizada em 2021. Para tanto, as metodologias utilizadas no percurso foram quantitativa, uma vez que utilizou dados coletados do questionário aplicado online aos(às) estudantes, e qualitativa, no que concerne à aplicação do questionário e análise dessas informações. O objetivo precípuo do trabalho se mostra na compreensão, a partir da experiência do alunato com os conteúdos da Sociologia escolar, das operações críticas e das representações que eles realizam sobre o currículo dessa disciplina. O aporte teórico se baseou em Lopes e Macedo (2013), Gonçalves (2020) e Arroyo (2014) e, no que aponta à concepção de representações sociais utilizadas na pesquisa, a referência foi de Jodelet (1984). Dos muitos aspectos coletados na conclusão, destaco que 85% dos estudantes têm o interesse pelo estudo despertado pelo(a) professor(a), 79,7% conseguem associar a Sociologia com sua realidade, além de declarar uma receptividade satisfatória da componente, bem como no reconhecimento da importância na sua formação cidadã (94,2% consideram que sim, a Sociologia ajuda na formação enquanto cidadão)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID268_TB22_19052023112251.pdf" "created_at" => "2024-01-22 16:12:05" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA TÂMEA SANTOS SOARES" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayaratamea@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-eneseb" "edicao_nome" => "E-book VIII ENESEB" "edicao_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "data_publicacao" => "2024-01-15" "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:21:52" "publicacao_id" => 100 "publicacao_nome" => "E-book ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-67-2" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 312 "publicacao_id" => 100 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-eneseb" "nome" => "E-book VIII ENESEB" "nome_evento" => "VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "descricao" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "pasta" => "ebooks/eneseb/2023" "logo" => null "capa" => "65a51bf705be3_15012024085015.png" "timbrado" => "63ecce600be64_15022023092152.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-07-07" "final_evento" => "2023-07-09" "ano_publicacao" => 2023 "data_publicacao" => "2024-01-15" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-22 15:56:15" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 196 "edicao_id" => 312 "codigo" => "978-85-61702-69-4" "capa" => "65a51bf70a5cc_15012024085015.png" "titulo" => "E-book VIII ENESEB" "prefacio" => """ O ENESEB (Encontro Nacional para o Ensino da Sociologia na Educação Básica) é um evento que ocorre a cada dois anos e é promovido, desde 2009, pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) para discutir temas pertinentes ao ensino da sociologia na Educação Básica. Em outros anos ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017), Florianópolis (2019) e online (2021). A última edição, realizada por conjunto de instituições de ensino público do Pará capitaneadas pela UFPA, inaugurou a forma remota do evento e, em razão de seu sucesso, será repetida em 2023, também com participação da UFPA em sua realização.<br />\r\n <br />\r\n Entre seus principais objetivos destacam-se:<br />\r\n <br />\r\n a. Discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar; <br />\r\n b. Compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior; <br />\r\n c. Refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais; <br />\r\n d. Compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Simone Meucci<br />\r\n Izabela Janete <br />\r\n Eleanor Gomes da Silva Palhano """ "conselho_editorial" => """ AGNES CRUZ DE SOUZA (IFSP)<br />\r\n ALEXANDRE BARBOSA FRAGA (UERJ/SEEDUC-RJ)<br />\r\n MARILI PERES JUNQUEIRA (UFU)<br />\r\n ROSÂNGELA DUARTE PIMENTA (UVA)<br />\r\n CRISTIANO DAS NEVES BODART (UFAL)<br />\r\n ANTONIO ALBERTO BRUNETTA (UFSC)<br />\r\n MARCELO PINHEIRO CIGALES (UNB)<br />\r\n ALEXANDRE ZARIAS (FUNDAJ/UFPE)<br />\r\n ANA LUISA FAYET SALLAS (UFPR)<br />\r\n CHARI MELEINE BREVERS GONZALEZ NOBRE (SED-SC)<br />\r\n FRANCISCO WILLAMS RIBEIRO LOPES (UFC)<br />\r\n ANGÉLICA LYRA DE ARAÚJO (UEL)<br />\r\n IVALDINETE DE ARAÚJO DELMIRO GÉMES (UVA)<br />\r\n FABRICIO DE SOUSA SAMPAIO (IFMA)<br />\r\n MARTON TAMÁS GÉMES (UVA)<br />\r\n CÍCERO MUNIZ BRITO (IFSertãoPE/UnB)<br />\r\n ARISTÓTELES DE ALMEIDA SILVA (IFB/UnB)<br />\r\n CAMILA SANTOS PEREIRA (UERJ)<br />\r\n ALINE CORREIA MARTINS (UERJ)<br />\r\n ANA MARTINA BARON ENGERROFF (IFSC)<br />\r\n JULIA POLESSA MAÇAIRA (UFRJ)<br />\r\n RAIMUNDO MIGUEL DOS REIS PEEREIRA (UEPA)<br />\r\n ELISANGELA ROSA DOS SANTOS (UEPA)<br />\r\n JOSINETE PEREIRA LIMA (UEPA)<br />\r\n AMURABI OLIVEIRA (UFSC)<br />\r\n JOSÉ MIRANDA OLIVEIRA JÚNIOR (UESB)<br />\r\n NUBIA REGINA MOREIRA (UESB)<br />\r\n FERNANDA FEIJÓ (UFAL)<br />\r\n HENRIQUE FERNANDES ALVES NETO (IFPR)<br />\r\n LÍGIA WILHELMS ERAS (UEL)<br />\r\n ROGÉRIA DA SILVA MARTINS (UFJF)<br />\r\n FABIANE MEDINA DA CRUZ (UFGD)<br />\r\n LUCIANO MAGNUS DE ARAÚJO (UNIFAP)<br />\r\n DANYELLE NILIN GONÇALVES (UFC)<br />\r\n MARIA DE ASSUNÇÃO LIMA DE PAULO (UFCG)<br />\r\n IRAPUAN PEIXOTO LIMA FILHO (UFC)<br />\r\n ISAURORA CLÁUDIA MARTINS DE FREITAS (UVA)<br />\r\n ROGÉRIO MENDES DE LIMA (Colégio Pedro II)<br />\r\n HAYDEE GLORIA CRUZ CARUSO (UNB)<br />\r\n NALAYNE MENDONÇA PINTO (UFRRJ)<br />\r\n MARINA CARVALHO PAZ (UNB)<br />\r\n MARÍLIA PASSOS APOLIANO GOMES (UFPI)<br />\r\n BRUNO FERREIRA FREIRE ANDRADE LIRA (UEM)<br />\r\n JOANNES PAULUS SILVA FORTE (UVA)<br />\r\n ÂNGELA MARIA DE SOUSA LIMA (UEL)<br />\r\n MARIA VALÉRIA BARBOSA (UNESP)<br />\r\n ÉBERTON DA COSTA MOREIRA (UFSCAR)<br />\r\n KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE (UFPA)<br />\r\n VERGAS VITÓRIA ANDRADE DA SILVA (UFPA)<br />\r\n CARLIANA ISABEL NASCIMENTO PEREIRA (UFC)<br />\r\n ANA PAULA DE HOLANDA SILVA (UFPE)<br />\r\n ANDERSON SOUZA OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n VINICIUS LIMAVERDE FORTE (UVA)<br />\r\n MANOEL MOREIRA DE SOUSA NETO (SEDUC/CE)<br />\r\n MÁRCIO KLÉBER MORAIS PESSOA (UERN) """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26012024091356-E-BOOK-VIII-ENESEB.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2023 "created_at" => "2023-02-15 09:21:52" "updated_at" => "2024-01-26 09:13:56" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }