Este trabalho visa analisar o livro didático "#Vivências", produzido pela editora Ática, referente ao Projeto de Vida contemplado no Objeto 1 do Programa Nacional do Livro Didático em 2021. A análise segue os pressupostos teórico-metodológicos de Meucci (2014; 2020), e se concentra nos três pontos principais elencados pela autora: Sistematização, Institucionalização e Rotinização. A discussão perpassa, portanto, dimensões legais, estéticas e estilísticas, econômicas, sociais e políticas. Para produzir um olhar mais integral da obra empregou-se tanto o uso de softwares para análises quantitativas e qualitativas, buscando refletir os termos mais recorrentes e as associações entre estes em algumas seções fundamentais do livro, quanto uma análise de dados e discursos obtidos em uma entrevista com as autoras do livro. Assim, aborda-se, a relação entre o Estado, as editoras e o mercado multimilionário de livros didáticos, o perfil das autoras envolvidas, a predominância de determinadas técnicas de exposição didática, tendências metodológicas e quais/como foram mobilizados os conhecimentos nesta nova forma-livro que responde a um novo componente curricular. Intenciona-se demonstrar a rica contribuição que os livros didáticos possuem na construção de uma interpretação sociológica da vida cultural e intelectual das sociedades e somatiza-se à discussão as novas formatações do Ensino Médio que modificam profundamente os cotidianos escolares.