A proposta desse artigo é discutir sobre as políticas públicas na educação destinadas às pessoas idosas a partir da experiência do Programa da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que atende aproximadamente 3000 estudantes em 24 campis em todos os Territórios de Identidade do Estado da Bahia. O principal objetivo do programa é proporcionar à pessoa idosa inserida no programa a oportunidade de participar da universidade em atividades de ensino e extensão com vistas a sua formação continuada, oferecendo espaços para o exercício da livre expressão de suas potencialidades artístico-culturais, desenvolvendo atividades que estimulem a participação social e política e viabilizando o intercâmbio de experiências intergeracionais, priorizando o perfil da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade. Quanto à proposta metodológica, o presente artigo, ampara-se na pesquisa bibliográfica, a partir da definição do tema dos direitos humanos e à educação da pessoa idosa, com levantamento e fichamento do material, foi realizada uma análise meticulosa e ampla das publicações em discussão com os estudos das propostas do programa da UATI-UNEB. Como resultados percebeu-se que o desenvolvimento das atividades realizadas nas turmas da UATI atendidas pelo programa, resultam em melhoria das capacidades físicas e socioafetivas das pessoas idosas atendidos pelo projeto, onde elas sentem-se mais renovadas e com disposição para um envelhecimento ativo e mais saudável, em consonância com as legislações e outras políticas públicas destinadas à educação das pessoas idosas.