Introdução: O envelhecimento traz consigo o aumento de morbidades e surgimento de possíveis transtornos psiquiátricos, dentre eles o Transtorno de Ansiedade que tem seus sintomas subnotificados nos idosos devido à similaridade com as doenças pré-existentes. Contudo, a prevalência dessa patologia causa prejuízos no desempenho cognitivo, sendo observado que intervenções utilizadas pela Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) trazem resultados positivos no manejo da ansiedade, aumentando o repertório de apropriação da realidade vivida e engajamento do autocuidado, corroborando para a promoção do envelhecer saudável e ativo. Objetivo: Identificar as principais intervenções da TCC e seus resultados no manejo da Ansiedade em idosos. Metodologia: O estudo foi realizado a partir de uma revisão integrativa de literatura com busca de artigos de revisão em português e descritores: TCC em idosos; Ansiedade; Envelhecimento; Psicologia, tendo como critérios de inclusão, pesquisas da Scientific Electronic Library Online (Scielo), Google acadêmico e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e análise exploratória dos resumos, títulos e resultados no período de 2021 a 2023. Resultados: Evidenciou-se que o psicólogo da TCC utiliza intervenções terapêuticas com objetivo de minorar os prejuízos funcionais e cognitivos decorrentes do processo de envelhecer, a partir do planejamento individualizado e técnicas, sendo estas: Psicoeducação trazendo a compreensão dos sintomas, prejuízos e manejo da ansiedade, Reestruturação cognitiva para modificar pensamentos disfuncionais por cognições adaptativas que corroborem em seu bem-estar e Ativação comportamental, buscando assim o desenvolvimento de repertório no enfrentamento de problemas nas atividades de vida diária, desenvolvendo assim autonomia e independência do idoso em seu contexto. Considerações finais: Compreende-se que as técnicas interventivas utilizadas pela TCC, reduzem significantemente os sintomas patológicos da ansiedade nos idosos, promovendo resultados positivos na capacidade funcional e ofertando qualidade de vida, frente a ampliação do repertório de pensamentos funcionais, ajudando-os na adaptação das situações cotidianas.