Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS USOS DOS APARELHOS CELULARES POR ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7612
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "OS USOS DOS APARELHOS CELULARES POR ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os usos dos aparelhos de telefone celular por estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em Fortaleza-Ceará. Pretendemos compreender como os estudantes se relacionam com as diversas ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares e de que forma isso impacta no cotidiano escolar desses adolescentes. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário de levantamento com diversas perguntas sobre os usos que os estudantes de uma turma de 1ª série fazem dos celulares. Nesse sentido, dialogaremos com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, que revela como a população jovem brasileira tem se relacionado com as ferramentas digitais. Além disso, o artigo procura estabelecer conexões entre os usos dos aparelhos celulares pelos estudantes com o cotidiano da escola em tempo integral e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como possibilidade pedagógica, através das obras de Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Camargo e Daros (2021). Conclui-se que os aparelhos celulares são utilizados pela grande maioria dos estudantes, que possuem como principal interesse acompanhar as postagens em redes sociais e trocar mensagens por aplicativos como WhatsApp e Instagram, todavia eles também avaliam que o uso precisa ser monitorado e de melhor qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7140_TB7612_20062023234021.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY S"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7612
    "inscrito_id" => 7140
    "titulo" => "OS USOS DOS APARELHOS CELULARES POR ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os usos dos aparelhos de telefone celular por estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em Fortaleza-Ceará. Pretendemos compreender como os estudantes se relacionam com as diversas ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares e de que forma isso impacta no cotidiano escolar desses adolescentes. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário de levantamento com diversas perguntas sobre os usos que os estudantes de uma turma de 1ª série fazem dos celulares. Nesse sentido, dialogaremos com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, que revela como a população jovem brasileira tem se relacionado com as ferramentas digitais. Além disso, o artigo procura estabelecer conexões entre os usos dos aparelhos celulares pelos estudantes com o cotidiano da escola em tempo integral e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como possibilidade pedagógica, através das obras de Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Camargo e Daros (2021). Conclui-se que os aparelhos celulares são utilizados pela grande maioria dos estudantes, que possuem como principal interesse acompanhar as postagens em redes sociais e trocar mensagens por aplicativos como WhatsApp e Instagram, todavia eles também avaliam que o uso precisa ser monitorado e de melhor qualidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID7140_TB7612_20062023234021.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA KELLY SANTOS MAIA PONTES"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA KELLY S"
    "autor_email" => "robertakellysm@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os usos dos aparelhos de telefone celular por estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em Fortaleza-Ceará. Pretendemos compreender como os estudantes se relacionam com as diversas ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares e de que forma isso impacta no cotidiano escolar desses adolescentes. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário de levantamento com diversas perguntas sobre os usos que os estudantes de uma turma de 1ª série fazem dos celulares. Nesse sentido, dialogaremos com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, que revela como a população jovem brasileira tem se relacionado com as ferramentas digitais. Além disso, o artigo procura estabelecer conexões entre os usos dos aparelhos celulares pelos estudantes com o cotidiano da escola em tempo integral e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como possibilidade pedagógica, através das obras de Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Camargo e Daros (2021). Conclui-se que os aparelhos celulares são utilizados pela grande maioria dos estudantes, que possuem como principal interesse acompanhar as postagens em redes sociais e trocar mensagens por aplicativos como WhatsApp e Instagram, todavia eles também avaliam que o uso precisa ser monitorado e de melhor qualidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.