Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os usos dos aparelhos de telefone celular por estudantes da 1ª série do Ensino Médio de uma escola em tempo integral, situada em Fortaleza-Ceará. Pretendemos compreender como os estudantes se relacionam com as diversas ferramentas disponíveis nos aparelhos celulares e de que forma isso impacta no cotidiano escolar desses adolescentes. Para a realização da pesquisa, foi utilizado um questionário de levantamento com diversas perguntas sobre os usos que os estudantes de uma turma de 1ª série fazem dos celulares. Nesse sentido, dialogaremos com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, que revela como a população jovem brasileira tem se relacionado com as ferramentas digitais. Além disso, o artigo procura estabelecer conexões entre os usos dos aparelhos celulares pelos estudantes com o cotidiano da escola em tempo integral e a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como possibilidade pedagógica, através das obras de Barcelos e Moll (2023), Estanislau e Bressan (2014), Camargo e Daros (2021). Conclui-se que os aparelhos celulares são utilizados pela grande maioria dos estudantes, que possuem como principal interesse acompanhar as postagens em redes sociais e trocar mensagens por aplicativos como WhatsApp e Instagram, todavia eles também avaliam que o uso precisa ser monitorado e de melhor qualidade.