O objetivo do presente artigo trata sobre a importância dos jogos pedagógicos para o desenvolvimento cognitivo e social no processo de ensino aprendizagem, tais recursos utilizados em sala oportunizam uma melhor compreensão dos conteúdos abordados, ampliando o repertório das vivências proporcionadas pelos professores e contextualizando o ensino de forma significativa, de modo que na mesma sala possam ser desenvolvidas propostas com os diferentes níveis de aprendizagem, já que sabemos da importância da ampliação do repertório metodológico para estimular o interesse pela leitura e pela escrita no processo de alfabetização. Vygotsky destaca a importância da interação social e cultural no processo de aprendizagem, e é através dessa abordagem lúdica, que o(a) professor(a) mediador(a) consegue promover a construção ativa do conhecimento, viabilizando a comunicação entre os colegas, o aprofundamento social e emocional através das duplas produtivas e dos grupos por níveis de aprendizagem e promovendo o protagonismo, a autoestima e a autonomia das crianças quando refletem sobre o próprio aprendizado, configurando assim uma estratégia eficiente e desafiadora. Partindo dessa premissa, Magda Soares indica a utilização de diferentes métodos de alfabetização, nessa perspectiva o uso dos jogos pedagógicos enriquece o processo de ensino e aprendizagem, proporcionando uma metodologia participativa e a construção do pensamento lógico.