RESUMO: O objetivo desse trabalho é descrever o uso e o conhecimento das TIC’s por meio da percepção dos alunos da Escola Rodrigues de Carvalho. Realizou-se uma pesquisa indutiva, com análise quantitativa, de natureza descritiva, com emprego de estatística descritiva por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Participaram da pesquisa 73 respondentes. Observou-se que os alunos acessam mais a internet pelo celular e a frequência de tal acesso é maior em redes sociais, o domínio e o conhecimento de programas computacionais específicos do office como word, powerpoint e excel é menor entre os alunos com relação as redes sociais. Já os aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto como Google Meet® e Google Classroom® foram bastante abordados pelos alunos, declaram que no início da Pandemia da Covid-19 tiveram dificuldade pelo pouco conhecimento com essa ferramenta digital, mais que o recurso organizacional do ensino remoto de emergência, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem de forma positiva no período da demanda emergencial. É notório que a evolução tecnológica veio para modificar todas as profissões e a maneira de se trabalhar, sendo de cada área e perfil profissional deve se adaptar para utilizar a tecnologia ao seu favor, como instrumento de auxílio profissional e de aprendizagem. Dessa forma concluímos que a utilização e o domínio de tecnologias digitais representam não somente ferramentas relacionadas aos aspectos pedagógicos do ensino aprendizagem, mais também importantes instrumentos de trabalho do futuro profissional na sociedade contemporânea.