O USO E CONHECIMENTO DAS TIC’S NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA RODRIGUES DE CARVALHO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101325 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9084 "inscrito_id" => 25681 "titulo" => "O USO E CONHECIMENTO DAS TIC’S NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA RODRIGUES DE CARVALHO" "resumo" => "RESUMO: O objetivo desse trabalho é descrever o uso e o conhecimento das TIC’s por meio da percepção dos alunos da Escola Rodrigues de Carvalho. Realizou-se uma pesquisa indutiva, com análise quantitativa, de natureza descritiva, com emprego de estatística descritiva por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Participaram da pesquisa 73 respondentes. Observou-se que os alunos acessam mais a internet pelo celular e a frequência de tal acesso é maior em redes sociais, o domínio e o conhecimento de programas computacionais específicos do office como word, powerpoint e excel é menor entre os alunos com relação as redes sociais. Já os aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto como Google Meet® e Google Classroom® foram bastante abordados pelos alunos, declaram que no início da Pandemia da Covid-19 tiveram dificuldade pelo pouco conhecimento com essa ferramenta digital, mais que o recurso organizacional do ensino remoto de emergência, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem de forma positiva no período da demanda emergencial. É notório que a evolução tecnológica veio para modificar todas as profissões e a maneira de se trabalhar, sendo de cada área e perfil profissional deve se adaptar para utilizar a tecnologia ao seu favor, como instrumento de auxílio profissional e de aprendizagem. Dessa forma concluímos que a utilização e o domínio de tecnologias digitais representam não somente ferramentas relacionadas aos aspectos pedagógicos do ensino aprendizagem, mais também importantes instrumentos de trabalho do futuro profissional na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25681_TB9084_10122023213810.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLEUMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CLEUMA" "autor_email" => "ana-cleuma-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101325 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9084 "inscrito_id" => 25681 "titulo" => "O USO E CONHECIMENTO DAS TIC’S NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA RODRIGUES DE CARVALHO" "resumo" => "RESUMO: O objetivo desse trabalho é descrever o uso e o conhecimento das TIC’s por meio da percepção dos alunos da Escola Rodrigues de Carvalho. Realizou-se uma pesquisa indutiva, com análise quantitativa, de natureza descritiva, com emprego de estatística descritiva por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Participaram da pesquisa 73 respondentes. Observou-se que os alunos acessam mais a internet pelo celular e a frequência de tal acesso é maior em redes sociais, o domínio e o conhecimento de programas computacionais específicos do office como word, powerpoint e excel é menor entre os alunos com relação as redes sociais. Já os aplicativos de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino remoto como Google Meet® e Google Classroom® foram bastante abordados pelos alunos, declaram que no início da Pandemia da Covid-19 tiveram dificuldade pelo pouco conhecimento com essa ferramenta digital, mais que o recurso organizacional do ensino remoto de emergência, contribuiu para o processo de ensino aprendizagem de forma positiva no período da demanda emergencial. É notório que a evolução tecnológica veio para modificar todas as profissões e a maneira de se trabalhar, sendo de cada área e perfil profissional deve se adaptar para utilizar a tecnologia ao seu favor, como instrumento de auxílio profissional e de aprendizagem. Dessa forma concluímos que a utilização e o domínio de tecnologias digitais representam não somente ferramentas relacionadas aos aspectos pedagógicos do ensino aprendizagem, mais também importantes instrumentos de trabalho do futuro profissional na sociedade contemporânea." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25681_TB9084_10122023213810.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLEUMA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA CLEUMA" "autor_email" => "ana-cleuma-@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }