O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10137 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB" "resumo" => "Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_10_2014_10_53_21_idinscrito_11_45607f2e27e7a1c0aedcc04b205e2d10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO" "autor_nome_curto" => "RUTH MELO" "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10137 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 82 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB" "resumo" => "Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio" "palavra_chave" => "TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_17_10_2014_10_53_21_idinscrito_11_45607f2e27e7a1c0aedcc04b205e2d10.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO" "autor_nome_curto" => "RUTH MELO" "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }