Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

Visualizações: 190
O USO DO TABLET COMO FERRAMENTA AUXILIAR NAS AULAS DE FÍSICA, EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE EMAS/PB

Palavra-chaves: TABLET, ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio Publicado em 22 de novembro de 2014

Resumo

Nos dias atuais é impossível pensar em comunicação informática e expressão, sem pensar em internet, em que, consideravelmente a mesma se torna um canal riquíssimo, que nos proporciona o acesso a uma diversidade de informações (LEVY, 1999). E na educação não poderia ser diferente, uma vez que sabemos da importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), também dentro do contexto educacional. Com base nestes pressupostos, o presente trabalho trata de um projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido com o uso do Tablet como ferramenta auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem da Física. Trata-se de uma proposta baseada no programa Mais educação, promovido pelo Governo do Estado da Paraíba em parceria com o Governo Federal, os quais distribuíram um Tablet, para cada aluno do Ensino médio das escolas públicas do estado. Dentro deste contexto, e na posse pelos estudantes destas ferramentas, desenvolvemos um projeto de utilização do Tablet através das ferramentas e aplicativos digitais disponíveis, buscando contribuições concretas. A utilização do Tablet na construção do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Físicas, neste sentido, vem mobilizar professores e alunos a estarem conectados com o mundo virtual interagindo com o educacional, favorecendo melhores resultados, pois, é fato que as TIC, permitem processos educativos mais dinâmicos e criativos, requerendo de alunos e professores, novas formas de pensar, agir, conviver e principalmente de aprender. A pesquisa vem sido realizada nas turmas do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª Margarida Remígio Loureiro, na cidade de Emas/PB, através de jogos e aplicativos presentes no Tablet, em conjunto com as atividades desenvolvidas pelo professor da disciplina. Os primeiros resultados da pesquisa, mostraram que a utilização desta ferramenta, tem motivado os alunos na aprendizagem dos conceitos físicos, despertando neles o gosto pela ciência, e desta forma, interligando assuntos correlacionados a física com equipamentos e mídias presentes no seu dia a dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.