O uso da literatura infantil são elementos importantes na prática educacional, combinados com outros elementos igualmente relevantes no processo de Alfabetização e Letramento, não basta desenvolver competências, mas também tornar o processo de aprendizagem criativo e interessante com múltiplos efeitos nas crianças. Dessa forma, o trabalho traz como problemática: como a literatura infantil pode contribuir para a formação de novos leitores no processo de alfabetização e letramento do 1º do ensino fundamental? Diante disso, a pesquisa teve como objetivo: analisar a contribuição da literatura infantil para a formação de leitores, de modo a identificar a relevância da literatura infantil no hábito pedagógico, compreendendo as práticas que possibilitam o despertar e o interesse dos alunos pela Literatura Infantil. Como tal, está pesquisa destaca o papel da literatura na formação de futuros leitores e na facilitação de uma aprendizagem significativa. Quanto aos aspectos metodológicos, a pesquisa é básica, com uma abordagem qualitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um relato de experiência de uma professora alfabetizadora do 1º ano do ensino fundamental de uma escola particular. O estudo foi firmada em reflexões teóricas baseadas em autores que discutem a referida temática, tais como: Coelho (2000), Paulo Freire (1996), Oliveira (1996) Zilberman (2003), Haydt (2006) entre outros. Os resultados evidenciam que a literatura infantil tem sido essencial para o desenvolvimento da leitura dos alunos. Por isso ela deverá ser um recurso que possibilitará os estudantes considerarem a leitura como prática social, além de proporciona momentos agradáveis e novas descobertas, além de tudo, a ortografia e a dicção foram aprimoradas, mostrando que a leitura traz resultados benéficos não só para os estudos escolares, mas principalmente para a sua vida.